Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 16:12

    Imprimir


Londres - Usando nanotecnologia, cientistas australianos desenvolveram um revestimento autolimpante que poderia ser usado em banheiros e cozinhas sem prejudicar o meio-ambiente. "Se você tem materiais autolimpantes, você pode fazer o trabalho sem usar desinfetantes e outros produtos químicos", disse Rose Awal, da Universidade de Nova Gales do Sul, onde o material está sendo desenvolvido.

Materiais autolimpantes desenvolvidos no passado precisavam da luz ultravioleta do sol, mas o novo revestimento, que contém partículas modificadas de dióxido de titânio, pode ser acionado com a luz de lâmpadas comuns. Em testes de laboratório, o revestimento aplicado em vidros se mostrou capaz de matar bactérias.

As propriedades oxidantes também impedem o crescimento de fungos na superfície. A característica hidrofóbica do material faz com que a água deslize por sua superfície, impedindo que partículas de sujeira fiquem retidas.

O uso do material em pias e banheiras não acarretaria nenhum dano à saúde como irritações de pele, de acordo com Awal. A organização ambiental Friends of The Earth disse que soluções que prolongam a vida útil de objetos são bem-vindas, mas alertou que é preciso avaliar a quantidade de energia necessária para sua produção, assim como a capacidade de reciclagem.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319403/visualizar/