Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 14:20

    Imprimir


A taxa anual de mortalidade por câncer diminuiu em 2003 nos Estados Unidos pela primeira vez desde que o país estabeleceu o registro da doença, em 1930, segundo estimativas oficiais.

O número de mortes por câncer foi de 556.902 em 2003, comparativamente aos 557.271 de 2002, informou a última contagem do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde Pública (National Center for Health Statistics).

A taxa de mortalidade por câncer caiu cerca de 1% ao ano depois de 1991, mas estatisticamente, o registro real de mortes provocadas pela doença continuava aumentando em função do rápido envelhecimento da população americana e do crescimento acelerado do conjunto da população.

Embora a diminuição das mortes por câncer seja modesta (369), poderia implicar em uma reviravolta na luta contra uma doença que é a segunda causa de mortes nos Estados Unidos, avaliou Michael Thun, que dirige o departamento de pesquisa epidemiológica da Sociedade Americana do Câncer.

O especialista disse que a redução da mortalidade de câncer se deve, em grande parte, a que menos americanos fumam, pois o tabagismo é responsável por 30% das mortes causadas pela doença, sobretudo câncer de pulmão.

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, as emissões poluentes e alguns produtos químicos industriais, além do fumo passivo são responsáveis, anualmente, por 6% das mortes por câncer no país (33.000 pessoas).




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319435/visualizar/