Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 14:11

    Imprimir


Londres - Beijar na boca de várias pessoas aumenta em até quatro vezes o risco de contrair meningite entre os adolescentes, afirma um estudo publicado na última edição da revista "British Medical Journal".

Já era sabido que as crianças e adolescentes são mais vulneráveis e têm maior probabilidade de contrair uma infecção na meninge, mas faltavam mais detalhes sobre os fatores de risco.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Saúde Infantil de Londres e pela Agência britânica de Proteção Sanitária, indica que os beijos, sobretudo com parceiros variados, são um fator que contribui para espalhar a doença. A saliva transporta o vírus e aumenta o risco de transmissão.

Os pesquisadores examinaram os possíveis fatores de risco em 144 adolescentes de 15 a 19 anos que foram internados em centros médicos britânicos sofrendo de meningite entre janeiro de 1999 e junho de 2000.

Foram feitos exames de sangue e de amostras de tecido extraídas do nariz e da garganta. Os pacientes também foram questionados sobre seus hábitos e possíveis fatores de risco.

Os cientistas comprovaram que, entre os pacientes, os universitários eram o grupo mais vulnerável, por estar em contato com mais pessoas jovens.

De acordo com os analistas, os estudantes que beijaram várias pessoas eram os mais expostos à doença, até quatro vezes mais que a média de jovens.

Os cientistas recomendaram às autoridades sanitárias que realizem uma campanha para conscientizar os adolescentes de que beijar mais de uma pessoa aumenta o risco de infecções sérias.

Lembraram também que "o desenvolvimento de vacinas efetivas contra a meningite continua sendo uma prioridade para a saúde pública".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319441/visualizar/