Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 07:31

    Imprimir


Uma equipe de cientistas norte-americanos afirmou ter encontrado no Vale dos Reis, no Egito, o que parece ser uma tumba intacta, a primeira desde o descobrimento da tumba do faraó Tutancâmon em 1922, disse hoje uma integrante da equipe de arqueólogos. A tumba contém cinco ou seis múmias em sarcófagos da 18ª dinastia, da época de Tutancâmon. Mas os pesquisadores ainda não tiveram tempo para chegar às múmias e identificá-las, afirmou a arqueóloga.

A 18ª dinastia governou o Egito de 1567 a.C. até 1320 a.C, um período durante o qual o poder o país chegou a seu ápice.

O Vale dos Reis, localizado no sul do território egípcio, contém as tumbas da maior parte dos faraós dessa época, mas os cientistas disseram que as múmias da tumba descoberta recentemente talvez não sejam de figuras da realeza.

"Há no vale muitas tumbas de indivíduos de fora da realeza. Essa não seria a primeira", disse a arqueóloga, que pediu para sua identidade não ser revelada porque as autoridades egípcias planejam realizar um grande evento na sexta-feira a fim de divulgar a descoberta.

"Os arqueólogos ainda não entraram dentro dela. Ela é bastante pequena e apertada, mas é do final da 18a dinastia," acrescentou. Em um comunicado, o Conselho Supremo para Antiguidades, órgão do governo egípcio, disse que a tumba tinha sido encontrada por uma equipe da Universidade de Michigan (EUA).

Os cinco sarcófagos, moldados segundo a silhueta do corpo humano, possuem máscaras funerárias coloridas. E a tumba contém várias jarras de armazenamento grandes, disse o comunicado.

"Por um motivo desconhecido, eles foram enterrados rapidamente na pequena tumba", acrescentou. A construção, localizada a 5 quilômetros da tumba de Tutancâmon, estava coberta pelos restos de cabanas de trabalhadores em atividade durante o final da 19ª dinastia, mais de 100 anos depois de a tumba ter sido fechada, disse o texto.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319540/visualizar/