Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 20:53

    Imprimir


O desmatamento no estado de Mato Grosso caiu 41% em 2005, ultrapassando a média de 31% diagnosticada nos estados que formam a Amazônia Legal. A constatação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cujos dados foram divulgados pela ministra do Meio ambiente, Marina Silva, nesta quinta-feira (09).

São vários os fatores que colaboraram para que o estado saísse do primeiro lugar do ranking do desmatamento, de acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado. Ele entende que o efeito da "Operação Curupira", realizada pela Polícia Federal para conter a corrupção no Ibama, e as ações de orientação aos produtores rurais realizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foram dois fatores importantes que culminaram na diminuição do desmatamento em Mato Grosso.

Outra ação que colaborou para o novo índice foi a criação do mais completo sistema de controle sobre desmatamento ilegal que o estado já teve, o Sistema Compartilhado de Fiscalização Ambiental, desenvolvido em conjunto entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ibama, Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF). “Embora o lançamento tenha sido feito há uma semana, esse sistema já vinha funcionando em forma de teste no estado, e isso já trouxe efeitos positivos”, explicou Marcos Machado.

O secretário também destacou a parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que foi fundamental para a conscientização do produtor rural. Para ele, a tendência é que o estado de Mato Grosso continue mantendo os novos índices. “A lei permite o desmatamento legal. São 65% na área de Cerrado e 20% na área de Floresta. Não podemos ignorar a vocação agropecuária do Estado, sua extensão territorial e o reconhecimento ao desmatamento legal, mesmo assim vamos manter esses números”, salientou Machado.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319575/visualizar/