Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 23:00

    Imprimir


Cientistas descobriram na China esqueletos do ancestral mais antigo do Tiranossauro Rex, de acordo com um estudo publicado na revista Nature. A surpresa, segundo eles, foi descobrir que o dinossauro de 160 milhões de anos e três metros de comprimento ostentava uma crista na cabeça, possivelmente multicolorida. A descoberta pode ajudar na compreensão de como antigos tiranossauros evoluíram até o Rex, cerca de 100 milhões de anos depois. A espécie foi descoberta no Vale de Junggar, área rica em fósseis de dinossauros no noroeste chinês.

Intermediário

Os dois esqueletos encontrados, de um adulto de 12 anos e de um animal jovem de seis, estão em um bom estado de conservação. Um dos autores do estudo, o professor James Clark, da Universidade de Washington, destacou a crista como a característica mais surpreendente do animal.

"Para dinossauros carnívoros, isso é bastante raro", disse ele. "Suspeitamos que a crista era altamente colorida e apresentava algum tipo de estrutura".

Clark afirmou que o animal compartilhava algumas características com o Tiranossauro Rex, como dentes afiados, braços relativamente pequenos e provavelmente andava sobre duas patas.

A criatura era, entretanto, bem menor do que seu descendente mais famoso, que podia chegar a medir até 13 m. Seu crânio e pélvis muito mais primitivos sugerem que se tratava de uma criatura intermediária entre o Tiranossauro Rex e o Coelurosauro, um grupo de animais ainda mais antigo, antepassado dos pássaros atuais.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319824/visualizar/