Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 18:49

    Imprimir


O MT - Hemocentro lança na próxima terça-feira (13), a campanha estadual de doação de sangue, com o tema "Hemo-Folia 2006". O lançamento ocorre a partir das 8horas, na Praça Ipiranga, em Cuiabá. O objetivo é abastecer o banco de sangue no período pré-carnavalesco, pois a ingestão de bebida alcóolica num período de 24 horas antes é um dos impedimentos para doação de sangue. A diretora do MT - Hemocentro, Eliana Rabanne, explica que a adesão de todos é importante para atender a demanda de sangue durante a festas de carnaval. “Nessa época festiva do carnaval são registradas ocorrências mais freqüentes de acidentes e ou vítimas de violência, e consequentemente aumentam os pedidos dos hospitais de sangue”, enfatizou Eliana Rabanne. A campanha prossegue até o dia 24 de fevereiro.

As campanhas são realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue e de contribuir com os hospitais e unidades de saúde no abastecimento aos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) .

Durante a campanha, a unidade móvel ficará estacionada em pontos estratégicos de captação. No dia 14 de fevereiro, o ônibus ficará na Unic - Beira Rio, no período das 8h às 22h. No dia 15, será a vez da Ufmt, no setor da Agronomia, no período das oito da manhã às cinco horas da tarde. Já no dia 16 de fevereiro será na Assembléia Legislativa, no mesmo horário. Dando prosseguimento a programação da campanha pré carnaval, nos dia 17, 18 e 20 de fevereiro, a unidade móvel ficará na Praça da República, das 8h às 17h. Nos dias 21 e 22, será em Várzea Grande, na Farmacampos das 9h às 21h. Para o dia 23 de fevereiro, a unidade ficará no pátio do Vinho Sinuelo, em Várzea Grande das 9h às 18h. No encerramento da campanha, será a vez dos servidores, a unidade móvel ficará estacionada na Secretaria de Administração até as 18h. “Vale ressaltar que além desses locais o MT - Hemocentro e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também farão a coleta de sangue durante esse período”, enfocou a diretora.

VANTAGENS - O doador de sangue recebe sem qualquer custo, resultados de exames de HIV, de doença de Chagas, de hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, de Malária e de Fator RH. Esses exames serão entregues diretamente na residência do doador num período aproximado de cinco dias após a doação.

QUEM PODE DOAR – Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, sentir-se bem e com saúde, não sejam portadores de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 17 e 65 anos. No ato da doação o doador deverá apresentar um documento de identidade. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres podem fazer a doação de três em três meses. Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitados os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso.

“Doar sangue, como todos sabem, não dói, não faz mal, não causa fraqueza, e o doador está contribuindo para salvar não apenas uma, mas três vidas quando faz a doação”, lembrou Eliana Rabanne. Ela se referia ao fato de que, de uma doação se colhe, também, plasma e plaquetas sanguíneas o que torna possível que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver.

O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação, que também pode ser feita na sede do MT Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, 1055, Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário