Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 07:54

    Imprimir


O MT-Hemocentro lança na próxima segunda-feira (13) a campanha de doação de sangue do carnaval, que este ano terá o tema: "Hemo-Folia 2006". O lançamento oficial será às 11h, na Praça da República.

O objetivo da campanha, que vai até o dia 25 deste mês, é aumentar o estoque de sangue para os dias de carnaval, período em que normalmente aumenta o número de acidentes e cresce a demanda por sangue.

Por dia o Hemocentro consegue de 50 a 60 doadores. No período de férias esse número cai para 30 bolsas. Para manter o estoque a unidade precisa de 100 doadores por dia.

"Trabalhamos muito para o estoque não baixar e conseguir atender a demanda", explica Eliana Rabani, diretora do Hemocentro, completando que a unidade fornece sangue aos pronto-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, além de hospitais do interior do Estado.

Para aumentar o número de doadores o Hemocentro tem realizado um trabalho junto aos jovens, principalmente nas universidades. "Temos atingido um novo público, que vem respondendo bem às nossas campanhas".

A unidade móvel do Hemocentro trabalha o ano inteiro coletando sangue em empresas, universidades, escolas, praças e instituições públicas. "As pessoas que tiverem interesse em fazer uma parceria conosco podem entrar em contato pelos telefones 6321-4578 ou 3624-1016".

Todas as pessoas entre 18 e 65 anos podem ser doadoras. Para isto basta ir até uma das unidades de coleta, levando um documento com foto, estar bem de saúde e ter acima de 50 kg. Os homens podem fazer até quatro doações por ano e as mulheres três.

Quem doa a primeira vez normalmente acaba se transformando num doador fidelizado. "Eu sou doadora há mais de três anos. Como trabalho na área de saúde já vi muitas pessoas precisando de sangue para sobreviver. Sei que posso ajudar a salvar uma vida", diz Janete Silva Santos, 31, técnica em enfermagem. Cada pessoa demora, em média, 10 minutos para doar uma bolsa de 450 ml.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320042/visualizar/