Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 13:05

    Imprimir


Cientistas americanos determinaram a estrutura da enzima telomerase, um importante fator na maioria dos cânceres humanos, revelou um estudo publicado neste domingo na revista Nature Structural & Molecular Biology. Cientistas do Instituto Médico Howard Hughes, da Universidade do Colorado, afirmaram que entender melhor a forma de comportamento dessa proteína pode ajudar a criar remédios mais ativos contra o câncer.

Eles disseram ainda que, até agora, a falta de informação detalhada sobre sua estrutura obstaculizara o desenvolvimento de agentes para inibir a enzima, que contribui para o crescimento desenfreado de aproximadamente 90% dos tumores. Em geral, a função principal da telomerase é impedir a união descontrolada dos cromossomos.

Na maioria das células adultas, essas estruturas cromossomáticas se encolhem durante a divisão celular, um processo normal que limita o ciclo de vida dessas células. No entanto, nas células cancerígenas ocorre o processo contrário e essa estrutura renasce, levando ao que os cientistas qualificam como "uma perigosa imortalidade celular".

A atividade da enzima telomerase "é um passo essencial no desenvolvimento do câncer", disse no relatório Thomas Cech, presidente do Instituto Médico Howard Hughes e diretor do estudo.

Cech disse que o desenvolvimento de inibidores da telomerase fora interrompido porque não havia uma base estrutural para analisar o problema. "Não existia nenhuma visão detalhada da aparência desta proteína", acrescentou.

Mas essa estrutura veio à tona com a ajuda de uma bactéria e uma proteína que emite sinal verde fluorescente, o que permitiu analisar dezenas de milhares de fragmentos da enzima, apontam os cientistas no relatório.

"Agora temos um quadro detalhado da parte da enzima telomerase", destacou Cech, afirmando ainda que o conhecimento desta estrutura permitirá o desenvolvimento de remédios que atuarão como inibidores.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320416/visualizar/