Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Fevereiro de 2006 às 18:18

    Imprimir


O Hospital Geral Universitário, hospital escola da Universidade de Cuiabá - UNIC, abre inscrições para estágios na área odontológica. Serão quatro vagas para atualização em Pacientes Especiais com Ênfase em Fissuras Lábio- palatinas e duas vagas para estágio em Odontologia de Pacientes Especiais com Ênfase em Ortodontia para Fissuras Lábio- palatinas.

A Faculdade de Odontologia da Universidade de Cuiabá possui no HGU um Centro de Tratamento de Deformidades que atende, desde 1998, pacientes de Cuiabá e do interior de Mato Grosso com deformações na cabeça e no pescoço.

Em 2004, o HGU firmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde possibilitando a ampliação do serviço. O compromisso firmado foi de o Centro garantir os equipamentos e a participação dos profissionais especialistas e da Secretaria ajudar nos custos dos tratamentos que exigem a atuação de nove especialistas trabalhando em conjunto e simultaneamente. Atualmente o programa conta com 360 pacientes escritos, sendo que já foram realizados 105 procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Tratamento, professora Kátia Serafim da Silva, praticamente todos os atendimentos são realizados em “fissuras lábio-palatais”, ou lábio leporino, como é chamando popularmente. “No Brasil, a cada 500 pessoas uma nasce com essa deformidade e esse é um dado alarmante. Em Mato Grosso, nós temos dados de 5 mil pessoas, mas nascem crianças com o problema diariamente”, explica a coordenadora.

O tratamento tem propiciado a melhoria da qualidade de vida de dos pacientes, a maioria crianças e adolescentes, inclusive indígenas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de fevereiro, no Ambulatório 2 de Ensino do HGU ou pelos telefones: 9981-9314 e 3616-7026, falar com professora Kátia Serafim.

CIRURGIA

A próxima cirurgia lábio-palatal será realizada no Hospital Geral Universitário, na segunda-feira, 06, em uma paciente natural de Chapada dos Guimarães, de 72 anos. A cirurgia é considerada de alta complexidade e rara por se tratar de um “lábio aberto”.

Na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado de Saúde Agostinho Mouro, o secretário adjunto de saúde Antônio Augusto de Carvalho, o prefeito de Chapada dos Guimarães e a equipe de Imprensa da Secretaria de Saúde





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320869/visualizar/