Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 15:29

    Imprimir


Na busca pela melhoria da qualidade de vida e saúde dos servidores ,a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), promove a ação "Cuidar de quem cuida". A ação é voltada a principio para os servidores que atuam no Centro e tem como objetivo conscientizá-los sobre a necessidade da realização periódica de exames preventivos, e alertá-los sobre possíveis doenças não percebidas.

De acordo com Maria Conceição Villa, a realização dessa ação, se justifica pelo fato dos profissionais estarem concentrados no dia a dia de seu trabalho cuidando da saúde da população e acabam deixando de lado o cuidado primário com a sua própria saúde." Muitas vezes esses profissionais necessitam de

cuidados médico e por força do trabalho acabam prorrogando exames e tratamentos necessários.Instituímos uma data para realização da ação que contará com orientações , exames, e procedimentos médicos", disse Maria Conceição Villa.

A ação será realizada no período de 06 de fevereiro a 06 de abril no ambulatório de Oncologia em horários alternados para não comprometer o atendimento aos usuários, seguindo um calendário. A primeira doença a ser abordada é o câncer de mama ." Os nossos profissionais desta área farão a primeira abordagem com os servidores dando orientações sobre a doença, formas de prevenção e ensinando o auto-exame. Se nesta primeira abordagem for detectado casos em que necessitam de exames mais apurados, serão feitos e posteriormente encaminhados para tratamento, disse a Diretora.

Ela ressalta ainda que a ação poderá se estender aos servidores das demais unidades da saúde.

Segundo a Gerente de Desenvolvimento de Pessoa e Humanização, Guiomar Pereira Martins, todas as servidoras mulheres acima de 35 anos foram convidadas a fazer o exame de diagnostico do câncer de mama."Começaremos com o câncer de mama.Vamos dar destaque para outras doenças, numa segunda etapa como o

câncer de pele, pressão arterial, diabetes, obesidades e câncer de próstata", disse ela, lembrando ainda que, "apesar dessa ação ser voltada apenas para os servidores, a população tem o acesso a esses serviços nas Unidades Básicas de Saúde da Rede SUS".

A responsável pela Coordenadoria Técnica do Centro de Referencia de Media e Alta Complexidade, Patrícia da Silva Ferreira, disse que a escolha do câncer de mama para iniciar o projeto se deu devido as características da doença, ao seu rápido avanço, a sua forma agressiva de evolução, e também com conseqüência de mutilação do órgão se não for tratado a tempo. "A informação correta sobre a doença, os fatores de risco e as forma de prevenção são ainda o melhor meio de combater a doença e ter um tratamento eficaz com cura", disse ela.

Conceição Villa assegura que além de promover a saúde, a ação busca capacitar os servidores sobre as doenças que serão abordadas,cujo objetivo final é melhorar o atendimento aos Usuários do Sistema Único de Saúde.

CANCER DE MAMA: É uma doença que se descoberta a tempo pode ser curável, os principais fatores de risco são: histórico familiar de câncer de mama, Menopausa depois dos 50 anos, Nunca teve filhos, Primeira Gravidez depois do 30 anos, quem nunca amamentou e pessoas que fumam ou fazem uso de bebidas alcoólicas com freqüência.

As formas de prevenção são: Não estar acima do peso, Praticar atividade física regular e dar preferência a carnes brancas e sempre muitos vegetais, frutas e legumes. Todas a mulheres devem fazer o auto exame, pois é através dele que se detecta a maioria dos casos, contudo a mulher deve sempre procurar atendimento medico para realização de exame clínico para um resultado mais preciso.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321145/visualizar/