Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 07:36

    Imprimir


A carne vermelha produz substâncias no intestino que danificam o DNA e que poderiam provocar câncer, afirma um estudo publicado hoje pela revista britânica Cancer Research. Os pesquisadores do Medical Research Council em Cambridge, autores do estudo, afirmam ter descoberto um mecanismo bioquímico que poderia explicar a relação entre o câncer de intestino e o consumo de carne vermelha. Para chegar a esta descoberta, os especialistas analisaram as células do cólon de vários voluntários com dietas diferentes, e verificaram se a ingestão de carne vermelha afetava o DNA das células.

Quando compararam as dietas baseadas em carne vermelha com as vegetarianas, os pesquisadores descobriram que os níveis de DNA danificado eram maiores no primeiro caso. Segundo os cientistas, as responsáveis por estes danos ao DNA seriam substâncias chamadas N-nitrosocompostos, que aparecem no intestino grosso após a ingestão de carne vermelha.

Alguns destes compostos, segundo os especialistas, podem se combinar com o DNA e o desestabilizariam, provocando câncer.

Em 2005, a mesma equipe de cientistas descobriu que as pessoas que comem mais de duas porções de carne vermelha por dia têm três vezes mais risco de desenvolver um tumor.

Segundo o diretor-executivo do Medical Research Council, Colin Blakemore, "o câncer de intestino grosso é o segundo câncer mais comum nos países ocidentais, e cerca de um milhão de casos aparecem a cada ano no mundo".

"Este estudo, junto com o publicado no ano passado, é um passo importante para compreender e prevenir potencialmente esta doença", acrescentou. A cada ano, o câncer de intestino é diagnosticado em cerca de 35 mil pessoas no Reino Unido. Destas, 16 mil morrem por causa da doença.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321610/visualizar/