Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 16:32

    Imprimir


O aumento da concentração de gases do efeito estufa pode ter impacto muito maior do que se pensava, segundo estudo do governo britânico. Existe apenas uma pequena chance de que as emissões de gás sejam mantidas abaixo dos níveis "perigosos", de acordo com o relatório, que reúne evidências apresentadas por cientistas do mundo inteiro em uma conferência organizada pelo Departamento de Meteorologia da Grã-Bretanha, em fevereiro de 2005.

"Fica claro pelo trabalho apresentado que os riscos de mudança climática podem ser maiores do que pensávamos", diz o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, na apresentação do estudo.

"Agora está claro que a emissão de gases do efeito estufa, associada a industrialização e crescimento econômico de uma população mundial que aumentou seis vezes em 200 anos, está provocando o aquecimento global a um ritmo insustentável." Impactos Parte dos estudos científicos mostram os impactos associados com vários níveis de aumento de temperatura.

"Uma elevação de 1ºC aumenta os risco de forma significativa, com freqüência rapidamente para ecossistemas vulneráveis", diz Bill Hare, do Instituto de Pesquisa de Impacto Climático Potsdam na Alemanha, que produziu e avaliou mais de 70 estudos sobre impacto em fontes de água, agricultura e vida selvagem.

"Na faixa entre 1ºC e 2ºC, os riscos em todas as regiões aumentam significativamente e são substanciais em nível regional".

"Acima de 2ºC, os riscos aumentam muito substancialmente, envolvendo potencialmente um grande número de extinções ou mesmo colapso de ecossistemas, grande aumento de riscos de escassez de água e fome, bem como prejuízos sócio-econômicos, particularmente em países em desenvolvimento".

Um aumento de 2ºC seria suficiente para iniciar o derretimento da camada de gelo da Groenlândia. Isso teria um enorme impacto sobre os níveis do mar no mundo inteiro, embora levasse até 1 mil anos para que subissem os 7 metros previstos.

Um aumento de 2ºC na temperatura, segundo os pesquisadores, seria suficiente para provocar:

Queda nos rendimentos de plantações do mundo desenvolvida e em desenvolvimento;

Triplicar as colheitas ruins na Europa e na Rússia;

Deslocamento em larga escala de pessoas no norte da África por causa de desertificação;

Até 2,8 bilhões de pessoas com risco de sofrer escassez de água;

Perda de 97% dos corais de recife;

Perda total do gelo do verão no Ártico, com extinção do urso polar e do cavalo marinho;

Disseminação de malária na África e na América do Norte.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321944/visualizar/