Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 13:46

    Imprimir


Os rizicultores do município de Gaúcha do Norte vivem mais um momento de apreensão. O período de estiagem que ocorreu justamente no momento em que a plantação estava na fase de enchimento dos grãos, afetou seriamente a safra de arroz. A estimativa é que a perda atinja 70% da produção o que comprometerá seriamente o setor, que já vinha sendo penalizado com a queda de rentabilidade.

A situação é ainda mais difícil para os pequenos produtores, responsáveis por boa parte da safra local. Descapitalizados e sem acesso ao crédito agrícola, eles estão desanimados e sem perspectivas de superar a crise.

Em 2005, a área plantada de arroz em Gaúcha do Norte foi de 18 mil hectares. Este ano não passou de 6 mil hectares. O produtor Eduardo Andrade Maluf destaca que além da redução da área plantada a queda na produtividade e na qualidade do produto também preocupa. “A falta de tecnologia nesta safra vai se refletir no resultado final. Este ano os produtores utilizaram semente “Crioula” (colhida na safra anterior na própria propriedade) para o plantio, não utilizaram adubo nem defensivos agrícolas. Tudo para reduzir custos, porém de nada adiantou. O período de seca ocorreu no momento mais crítico do ciclo do arroz, que é a formação dos grãos e, em muitas lavouras a perda foi total” afirmou.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322031/visualizar/