Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 17:46

    Imprimir


Aproximadamente 1.200 famílias, moradoras do município de Itanhagá vivem hoje sem energia elétrica. Apesar de o município estar integrado ao ‘Luz para Todos’, do governo federal, o programa não está sendo suficiente para suprir a demanda. Os habitantes, a maioria, são de baixo poder aquisitivo. Para mudar essa realidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Eliseu de Oliveira, e Romeu Tavares, primeiro-secretário (ambos do PP), procuraram os deputados José Riva e Eliene Lima (também do PP), para auxiliá-los na ampliação do programa em Itanhagá.

De acordo com Eliseu, está previsto para este ano o atendimento a 114 famílias. Porém, segundo ele, esse número é mínimo se for comparado ao grande número de moradores que não tem acesso à energia elétrica. O vereador explica que o planejamento até 2008 é levar luz em todos os cantos do município, todavia com o atendimento de cerca de 100 famílias por ano, essa previsão desmorona.

“Com o numero de instalação de unidades consumidoras, em três anos, em 2008, aproximadamente 360 serão atendidas, e o restante, mais da metade, ficaria sem eletricidade”, explica o presidente.

Para Romeu Tavares, o ideal seria no mínimo o atendimento de 300 famílias por ano. Dessa forma no final de 2008, praticamente todos os moradores estariam utilizando a luz elétrica.

Após uma reunião com os coordenadores do ‘Luiz para Todos’ em Mato Grosso e da intervenção de Riva e Eliene, o município, com 11 mil habitantes, tem agora a chance de ter sua rede de energia elétrica ampliada.

“Há possibilidade de 150 a 200 famílias serem atendidas. Esperamos que se não for possível atender todas, que se atenda o maior número possível”, ressalta Romeu Tavares.

“Com a luz elétrica, os moradores das comunidades rurais terão mais condições de melhorar e ampliar a produção agrícola, base da economia do município. Luz elétrica em Itanhagá não é somente uma questão social, mas também econômica”, considera Eliene Lima, que atendeu os vereadores nesta sexta-feira (29/01).

Além da ampliação do ‘Luz para Todos’, os vereadores solicitam a instalação de um cartório, e um destacamento da Polícia Militar no distrito de Simione, localizado a 30 km de Itanhagá.

Para utilizar o serviço de protesto, registro, notificação e serviços do cartório, os moradores de Itanhagá precisam ir até a cidade vizinha, Tapurah, a 60 km de distancia. “É muito longe. Nossa cidade tem mais de 10 mil habitantes, está crescendo e precisa de um cartório. Do mesmo jeito é o distrito de Simione, que tem mais de dois mil habitantes e não tem segurança nenhuma”, afirma Eliseu de Oliveira. “Já conquistamos vários benefícios através dos deputados Riva e Eliene, que nos ajudam, e tenho certeza que iremos conquistar outros mais”, finaliza.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322128/visualizar/