Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 13:28

    Imprimir


Durante esta semana, quando transcorre o Dia Mundial de Combate à Hanseníase - 29, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o último domingo do mês de janeiro, o deputado Sérgio Ricardo (PPS), autor de dois projetos em tramitação na Assembléia Legislativa sobre o assunto, lamentavelmente alerta que Mato Grosso ainda não tem políticas públicas eficazes para erradicar a hanseníase.

Dados parciais de 2005 mostram que Estado deve se manter entre os mais hiperendêmicos do Brasil e que está longe de eliminar a doença com a detecção de 12.6 casos para cada dez mil habitantes.

A eliminação da doença foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo a existência de menos de 1 caso para 10.000 habitantes. Mato Grosso registrou 3,5 mil casos novos de hanseníase em 2005, conforme dados preliminares da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o parlamentar, a secretaria Estadual de Saúde deveria mobilizar ampla campanha para divulgar junto à população os sinais e sintomas da doença para que o auxílio médico seja buscado o mais precocemente possível, pois uma vez iniciado o tratamento o doente deixa de ser contagiante, diminuindo o estigma e preconceito. “Não posso entender porque há pouca divulgação dessa doença que como nos mostram as estatísticas está presente na realidade mato-grossense. O Estado precisa contribuir para que ela seja eliminada no Brasil. É preciso mobilizar a sociedade para combater essa enfermidade”, destacou Sérgio Ricardo.

Um dos projetos do parlamentar cria no Estado a Semana de Conscientização para Eliminação da Hanseníase. O mês escolhido é janeiro e o período de alerta à prevenção da doença será realizado entre os dias 25 a 31.

A outra proposta define a Política Estadual de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito da doença em todo o Estado. “O objetivo é reduzir o processo de exclusão social dos portadores da enfermidade. Estimular ações preventivas e terapêuticas. Além de incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas para a prevenção e a erradicação da doença”, disse Sérgio Ricardo.

Para o parlamentar, há necessidade de o governo mobilizar a sociedade por meio de seminários em todas as regiões do estado. “É preciso dotar à população de conhecimentos eficazes da doença, bem como de combater o preconceito e orientar as pessoas da necessidade de realizar o tratamento da hanseníase, como forma de erradicá-la”, destacou Sérgio Ricardo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322477/visualizar/