Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 09:36

    Imprimir


Moradores dos bairros da Manga e Construmat, em Várzea Grande já estão sendo beneficiados com a implantação das três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) na região.

Funcionando há menos de um mês, a unidade atende cerca de 50 pessoas por dia na própria sede e ainda faz visitas domiciliares.

“A comunidade procura bastante os serviços e abre as portas das suas casas para que as equipes possam visitar”, disse a gerente do PSF, Eliane Silva de Figueiredo.

Cada equipe é formada por um médico generalista, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem e seis agentes de saúde. Eles visitam as casas e fazem um cadastro das famílias. “Os moradores recebem um cartão da família onde constam o nome de cada integrante, a quantidade de consultas, os problemas encontrados e os medicamentos receitados”, explicou a gerente do PSF.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda, o objetivo desse programa é estreitar o relacionamento médico – paciente, aproximando a família da unidade. “Quando se cria um laço de confiança, o cidadão não pensa duas vezes para procurar o médico quando sente qualquer dor ou alteração no seu corpo”, lembrou o secretário.

Arilson Arruda disse ainda que a criação das novas equipes de PSF deve desafogar as policlínicas e o Centro de Especialidades, que hoje fazem muitos atendimentos da atenção básica. “O Centro de Especialidade acaba perdendo seu foco, que é realizar atendimentos de saúde mais avançados”, explicou.

De acordo com o prefeito Murilo Domingos, essas três equipes são as primeiras de um total de 11 que serão implantadas no município de Várzea Grande. “Nosso compromisso de campanha é cobrir 70% do município com atendimento básico de qualidade, mas almejamos chegar aos 90%”, disse entusiasmado Murilo Domingos.

O PSF da Manga funciona das 07h às 11h da manhã e das 13h às 17h da tarde. Para mais informações, basta ligar no telefone 3688-3604.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322533/visualizar/