Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 07:51
Por: Edivado de Sá

    Imprimir


Os executivos do grupo Franco-Brasileiro Agrenco, que está a sete anos operando em Mato Grosso e nos estados de Santa Catarina e Maranhão, além da Europa, Ásia e Argentina, e do grupo japonês Marbene, terceira maior empresa japonesa, com faturmento anual de U$ 80 bilhões/ano, estiveram nesta quarta-feira, em Diamantino, para uma visita in loco as instalações do Grupo Agrenco, de quem a Marbene é sócia, inclusive em outros investimentos no Brasil, como o Terminal de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, um investimento de U$ 20 milhões de dólares.

Antônio Iafellice, Presidente do Grupo Agrenco Mundial e Augusto Pires, Presidente da Agrenco Brasil e o Vice-Presidente da Marbene, desembarcaram no Aeroporto Municipal de Diamantino, num Lear Jet da Ocean Air, nesta quarta-feira pela manhã e foram recebidos pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Diamantino, Nelson Barros e o Secretário de Obras, José Rodrigues Gimenez, representando o prefeito Francisco Ferreira Mendes Júnior e pelos Gerentes da Agrenco, em Diamantino, José Del Castanhel e o Gerente de Originação de MT, Vanderlei Croni, para conhecer as três unidades de recebimento da empresa no município e a área de nove equitares que acaba de ser adquirida para futuros investimentos.

Dos U$ 70 milhões disponibilizados em MT no ano passado, para o financiamento da safra 2005/06, U$ 12 milhões foram investidos em Diamantino e o restante nos municípios de Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Santa Carmem, Sinop, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, entre outros.

A Marbene é parceira da Agrenco no mercado asiático As duas empresas ainda firmaram um acordo comercial para o fornecimento por parte da japonesa de 26 milhões de toneladas de grãos de soja e milho a brasileira.

O Gerente de Originação de MT, Vanderlei Cioni, disse que a filosofia da empresa é trabalhar dentro de um projeto integrado junto aos produtores, buscando soluções que agreguem valor. “Decidimos investir em Diamantino pela potencialidade da região, além do perfil detectado pela empresa em relação aos produtores, motivaram os investimentos. Acreditamos na região e estamos ampliando os negócios” finalizou Croni.

O Gerente da Agrenco em Diamantino, José Del Castanhel, informou que a empresa possui 22 unidades de recebimento em todo o estado, sendo três em Diamantino, onde grande parte dos investimentos das empresas estão sendo feitos, bem como a maior infra-estrutura do estado.

Os grupos exportam Soja, Milho, Sorgo e Farelo para os mercados asiático e europeu e pretende ampliar o volume de investimentos no pais e no estado, por isso a visita dos dirigentes aos postos de recebimento, com o intuito de conhecer as potencialidades de cada região e definir que tipo de investimento será feito nestas unidades.

Nelson Barros, Chefe de Gabinete do município, disse que o prefeito Francisco Mendes Júnior, está otimista quanto à possibilidade de aumento dos investimentos no município, com a aquisição da nova área. “O governo municipal estará aberto a dialogo no sentido dos grupos ampliarem seus investimentos aqui e essa visita bem como a aquisição da área, demonstra que o município tem suas potencialidades e está atraindo investimentos estrangeiros” concluiu Barros. Ele disse ainda que neste governo, outros investimentos já foram feitos gerando empregos e renda ao município, como a unidade da Carrol´s Food, na suinocultura.

Uma equipe da televisão NHK, acompanha a visita dos empresários ao Brasil e o tour pelo município de Diamantino, num documentário para a tv japonesa, que percorrerá ainda as outras cidades onde os grupos possuem investimentos.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322586/visualizar/