Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 07:34

    Imprimir


A irmã mais velha do presidente Evo Morales, Esther, deixou seu açougue na pobre cidade andina de Oruro para assumir nas próximas horas a função de primeira-dama da Bolívia, anunciou nesta quarta-feira um fonte do Palácio Quemado. Esther Morales, 54 anos, assumirá a função já que o presidente é solteiro. Morales, contudo, tem uma filha de cinco anos.

"Nas próximas horas ela assumirá a função de primeira-dama", disse uma fonte da Presidência que pediu anonimato. De acordo com a tradição administrativa boliviana, o posto corresponde à mulher ou parente próximo do chefe de Governo.

A função de primeira-dama tem caráter social e de assistência social, canalizando recursos provenientes do Ministério da Fazenda ou da cooperação internacional para setores empobrecidos da população. Esther Morales, casada, com três filhos, vive da receita da venda de carnes de boi e llama, além da comercialização de frutas e hortaliças na cidade de Oruro, a 240 quilômetros ao sul de La Paz, em uma humilde loja.

A irmã de Morales assumiu a criação e educação do presidente quando a mãe dos dois, Maria Aima, morreu no pós-parto na década de 70. Antes de se converter em dirigente dos cultivadores de coca e de ser eleito deputado nos anos 90, Morales ganhou a vida como trompetista, jogador de futebol e pastor de llamas.

Durante a inauguração de uma festa popular em La Paz, Esther Morales pediu publicamente que não lhe chamassem de primeira-dama, pois este título corresponde a uma classe social da qual ela, uma humilde mulher do povo, não pertence.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322598/visualizar/