Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 15:32
Por: Carmen Munari

    Imprimir


O salário mínimo subirá de 300 para 350 reais a partir de abril, um mês antes da data tradicional do reajuste, informou à Reuters o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Ele informou ainda que a tabela do Imposto de Renda terá correção de 8 por cento neste ano.

"É uma pequena vitória da negociação. Não é para sair soltando rojão, mas é um bom acordo", disse Paulinho por telefone.

Paulinho deu as informações pouco antes de participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros dirigentes sindicais. A reunião vai chancelar e anunciar oficialmente o acordo.

Os sindicalistas iniciaram as negociações em dezembro propondo elevação do salário mínimo de 300 para 400 reais. Também reduziram de 10 para 8 por cento a reivindicação para a correção na tabela do IR das pessoas físicas.

A antecipação em um mês do aumento do salário mínimo e o valor de 350 reais foi a contraproposta feita na quinta-feira passada pelos sindicalistas ao governo, que sinalizava com o mesmo valor mas a partir de maio.

Na semana passada, quando se esperava que houvesse uma decisão, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, interrompeu a reunião com sindicalistas para negociar com os líderes dos partidos da base aliada e com o próprio presidente Lula, mas só o que conseguiu foi agendar a reunião desta terça-feira.

Ele alegou a necessidade de fazer cálculos sobre as propostas junto ao Tesouro e ao Ministério da Previdência Social, que utiliza o valor para pagar pensões e aposentadorias.

Cerca de 23 milhões de trabalhadores recebem até um salário mínimo por mês e o valor também serve de base para o cálculo do reajuste de salários de várias categorias.

Além da CUT e da Força, participam da negociação representantes da Confederação Geral dos Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Social Democracia Sindical e Central Autônoma dos Trabalhadores.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322909/visualizar/