Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 22 de Janeiro de 2006 às 07:36

    Imprimir


A baleia que foi encontrada no rio Tâmisa, em Londres, morreu neste sábado, apesar do amplo dispositivo montado para tentar salvá-la, anunciou um dos membros da equipe de resgate. A baleia havia sido içada hoje com ajuda de um guindaste e colocada em uma embarcação para seu imediato transporte até o mar.

O resgate da baleia, de cinco metros de comprimento e cerca de quatro toneladas, foi um insólito espetáculo para os habitantes da capital, que foram às margens do rio para ver o animal. Quando a maré baixou, a baleia pôde ser controlada enquanto especialistas veterinários comprovavam seu estado de saúde com análise de sangue e outros testes.

Enquanto a balsa ia em direção ao mar aberto, voluntários jogavam água na baleia para manter sua pele úmida. O tempo era um fator crucial, porque o corpo da baleia não suporta seu peso, e o mamífero pode se sufocar caso fique fora da água por muito tempo.

A baleia, um dos mamíferos capazes de chegar às maiores profundidades do mundo e que normalmente viaja em grupo, provocou interesse internacional quando foi vista no rio pela primeira vez na manhã de sexta-feira. Um viajante de um trem a viu por volta das 8h30 quando nadava rio acima. Durante algumas horas foi perdida de vista ontem à noite.

Na manhã de hoje, ela foi localizada pelas equipes de resgate. Os especialistas esperavam chegar a águas profundas do estuário, o mais próximo possível do mar, para soltar a baleia. Mas, como ela estava extremamente debilitada após o estresse dos últimos dias, teve convulsões dentro do barco e não resistiu à viagem.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323356/visualizar/