Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 15:50

    Imprimir


O índice de infestação do mosquito da Dengue - Aedes Aegypti - atingiu no mês de janeiro 3,77% em Rondonópiolis, número dado grave pelo Ministério da Saúde que considera como razoável o índice de até 1%. O nível intermediário, ou seja, índices entre 1% e 3% de infestação são taxados como de alerta.

O Jardim Pindorama é um dos locais onde o índice é mais alto, chegando a 20%, liderando o ranking do município. Em segundo lugar vem o Jardim Guanabara com 13% e em terceiro lugar, o Jardim Verde Teto com 11,1%. Alguns bairros como Vila Esperança, Jardim Taiti, Vila São Sebastião, Colina Verde registram índice 0,0 de infestação.

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância da Saúde Coletiva, Rosana Zucatto Juliane está faltando mais conscientização por parte da população quanto a prevenção do mosquito. “Muitas pessoas viajam e não se preocupam em eliminar os locais que acumulam água, como calhas, caixas de águas, tambores ou até mesmo piscinas. Apenas as equipes de agentes de saúde não vão solucionar o problema a contento, é preciso que a população faça também a sua parte”, ressaltou Rosana Zucato Juliane.

Só nos primeiros dias de janeiro foram notificados pela Secretaria de Saúde do município mais de 100 casos de dengue sendo seis deles confirmados por meio de exames. A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Há vários tipos de dengue e quem foi contaminado por mais de um tipo corre o risco de desencadear a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323874/visualizar/