Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 13:00

    Imprimir


Rio de Janeiro - A segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de janeiro subiu 0,82%, ante deflação de 0,06% em igual prévia em dezembro, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado anunciado hoje ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que esperavam um resultado entre 0,60% a 1,10%, e acima da média das expectativas (0,70%).

A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de janeiro. O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M), que representa 60% do total do IGP-M, teve alta de 1,03% na segunda prévia de janeiro, ante taxa negativa de 0,30% em igual prévia em dezembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M), que tem participação de 30% do total de IGP-M, subiu 0,55% na prévia anunciada hoje, ante aumento de 0,40% na segunda prévia de dezembro.

Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que representa 10% do total do IGP-M, registrou aumento de 0,19% na segunda prévia de janeiro, ante alta de 0,40% na segunda prévia do IGP-M dezembro. Até a segunda prévia de janeiro, o IGP-M acumula elevação de 1,65% em 12 meses, e registra aumento de 0,82% no ano (mesma taxa registrada na segunda prévia de janeiro, visto que este é o primeiro mês do ano). O período de coleta de preços da segunda prévia do IGP-M de janeiro foi do dia 21 de dezembro a 10 de janeiro.

Os preços dos produtos agrícolas subiram 2,10% no atacado, no âmbito da segunda prévia do IGP-M de janeiro, ante queda de 0,03% em igual prévia em dezembro. De acordo com a FGV, no atacado, os preços dos produtos industriais tiveram alta de 0,69% na segunda prévia de janeiro, ante deflação de 0,39% na segunda prévia do IGP-M de dezembro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 1,31% na prévia anunciada hoje, ante aumento de 0,56% na segunda prévia de dezembro.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários subiram 0,53% na segunda prévia de janeiro, ante queda de 0,95% apurada em igual prévia em dezembro. Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram aumento de 1,62% na prévia divulgada hoje, ante deflação de 0,17% na segunda prévia do IGP-M de dezembro.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323940/visualizar/