Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Janeiro de 2006 às 15:12

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil e a Argentina serão as pedras fundamentais da integração sul-americana e fez uma homenagem a seu colega argentino, Néstor Kirchner.

Em declaração oficial no Palácio do Planalto por ocasião da visita oficial de Kirchner ao Brasil, Lula destacou o alcance do que definiu como uma nova era nas relações das duas principais economias sul-americanas.

Os dois países precisam "trabalhar mais" para que suas relações econômicas sejam benéficas e superem seus "desequilíbrios", segundo Lula, em alusão a algumas disputas comerciais mantidas pelos dois principais parceiros do Mercosul.

O presidente brasileiro acrescentou não ser de interesse de ambos os países que tais assimetrias se tornem estruturais, ao reiterar a decisão de seu Governo de colaborar para acelerar a industrialização em curso na Argentina e aperfeiçoar acordos setoriais em áreas prioritárias como o setor automobilístico.

Lula aludiu indiretamente às queixas de empresários argentinos que pedem que o Governo Kirchner aplique medidas de salvaguarda à importação de alguns produtos industrializados brasileiros, como eletrodomésticos, calçados e têxteis.

Em sua declaração, Lula destacou sua "satisfação" por receber seu "amigo e companheiro" Kirchner e comemorou a aliança argentino-brasileira, "que alcançou a maturidade e se consolida cada vez mais".

O intercâmbio comercial bilateral alcançou em 2005 o recorde histórico de US$ 16 bilhões, e o Brasil é o principal destino para os bens manufaturados argentinos, com vendas de US$ 5 bilhões.

Além disso, as exportações brasileiras de bens intermédios e de capital ajudam a sustentar o forte crescimento da Argentina, e o Brasil é o quarto investidor estrangeiro no país vizinho.

Ainda segundo Lula, esta cooperação bilateral é a pedra fundamental para a Consolidação do Mercosul e da Comunidade Sul-Americana de Nações.

O presidente brasileiro destacou a convergência entre as atitudes do Brasil e da Argentina em suas decisões de liquidar suas dívidas com organismos financeiros internacionais e afirmou que os dois países vão continuar trabalhando juntos pelo fim dos subsídios aplicados pelos países ricos a seus produtos agrícolas.

Lula prestou ainda uma homenagem especial à liderança do presidente Kirchner. Sobre sua direção, disse, "a Argentina deixou anos de ceticismo e de submissão" para trás, encontrando definitivamente seu destino.

O presidente brasileiro disse ainda que o Governo Kirchner superou a mais grave crise econômica da história Argentina e "devolveu o orgulho e a esperança a uma nação rica em potencialidades". Já a reestruturação da dívida, também segundo Lula, fez com que a Argentina recuperasse seu tradicional lugar de destaque na comunidade internacional.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324101/visualizar/