Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Janeiro de 2006 às 10:24

    Imprimir


Representantes do setor pecuário reuniram-se com o governador Blairo Maggi para solicitar apoio do Estado para sanar as dificuldades que atingem o setor. Eles reclamaram que a pecuária é responsável por boa parte da arrecadação estadual e que precisam de auxílio para solucionar as questões que afligiram o mercado em 2005.

Os pecuaristas apontam entre as dificuldades a baixa rentabilidade, a alta taxa de impostos e a crescente escala de oferta interna de produto. Com plantas frigoríficas aquém da demanda para abate, Mato Grosso possui atualmente cerca de 1 milhão de cabeças de bovinos que não têm espaço para ser abatidas, criando a chamada reserva de mercado. A capacidade dos frigoríficos aqui instalados processa 5 milhões de cabeças de bovinos.

Outro ponto solicitado ao governo é a revisão na Lei Estadual 7.263/2000, para que a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para a venda de gado em pé seja novamente reduzida neste ano. No ano passado, o governo reduziu a alíquota de 12% para 3%, medida que vigorou até dezembro.

Para o presidente da Federação Mato-Grossense da Agricultura e Pecuária, Homero Alves Pereira, o encontro foi positivo para a classe empresarial. "O governador nos apoiou no sentido de buscar junto ao Governo Federal e órgãos internacionais o credenciamento de 100% do Estado para exportar carne para a Europa", destacou Homero.

O presidente da Famato ressaltou ainda que o Estado irá solicitar do governo Federal a oficialização e ampliação das ações que Mato Grosso já desenvolve e mantém na Bolívia. Em parceria com a iniciativa privada, o Estado colabora no reforço da política de sanidade animal do país vizinho, com a capacitação de profissionais e doação de vacinas contra aftosa.

Mesmo com todo o território mato-grossense considerado internacionalmente livre de febre aftosa, 50% da área ainda não possui habilitação para exportação para a União Européia, o que causa uma redução de até R$ 1,5 bilhão na renda total do segmento.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, ressaltou que pecuaristas e governo do Estado pautaram uma série de assuntos vitais para a economia mato-grossense. "O governo do Estado não pode fazer tudo, mas pode tomar algumas ações positivas como investimentos na sanidade animal e buscar outros mecanismos junto à União", afirmou o secretário.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324176/visualizar/