Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 13:37
Por: JOÃO NEGRÃO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura já está definindo o calendário de entrega de vários espaços do patrimônio histórico e cultura de Mato Grosso, que estão sendo recuperados. Na manhã desta segunda-feira (16.01), o secretário João Carlos Ferreira visitou as obras do Seminário da Conceição e da Igreja Senhor dos Passos, onde conversou com os técnicos responsáveis pelas obras, e reuniu-se com membros da paróquia do Rosário e São Benedito.

As verificações e reuniões já permitem a elaboração de um calendário de inaugurações. De acordo com o secretário, a partir de fevereiro e até julho, sete importantes obras de recuperação serão entregues à população. As datas serão definidas, provavelmente, ainda este mês. “A maior parte será entregue em abril, quando o Governo do Estado vai dedicar o mês inteiro a Cuiabá, que faz aniversário no dia 8”, lembrou João Carlos Ferreira.

O calendário de inaugurações começa em fevereiro, com a entrega das obras de recuperação da Igreja Senhor dos Passos. Em março será a vez da cobertura das ruínas da catedral de Vila Bela da Santíssima Trindade, possivelmente no dia 15, data de aniversário da cidade. Para abril estão previstas quatro obras: a da igreja do Rosário e de São Benedito, o Cine Teatro de Cuiabá, a Casa Barão de Melgaço (prédio que abriga a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso) e o Museu Histórico, na praça da República.

“A idéia é fazer uma inauguração por dia durante o mês de aniversário de Cuiabá”, antecipou o secretário. “O cronograma das obras estão dentro do prazo, mas há alguns detalhes que necessitam ser agilizados. Daí essas visitas”, explicou João Carlos Ferreira. No Seminário da Conceição e na Igreja Senhor dos Passos o secretário visitou as obras acompanhado do arquiteto Estevão Alves Correa e do produtor cultural José Zeca Maria de Moraes. Na Igreja do Rosário e São Benedito, João Carlos se reuniu com o padre Roque Follmann, pároco da comunidade, e a administradora da paróquia, Eva Santos.

ARTE SACRA - O prédio do antigo Seminário da Conceição abrigava o Museu de Arte Sacra, conforme acordo entre o Governo do Estado e a Mitra Diocesana, ocupando o andar superior. Com a reforma, além do museu, a Secretaria de Estado de Cultura vai instalar também a Pinacoteca Estadual. O piso do prédio continuará sendo administrado pela Mitra. Na visita, o secretário definiu com os responsáveis pela obras os espaços onde serão instalados o museu e a pinacoteca, suas entradas e outros acessos e a preservação de detalhes da construção original do prédio, inaugurado e 1858.

O Museu de Arte Sacra está desativado desde 1994, justamente por conta das péssimas condições físicas do prédio. Até o ano passado, o local estava lacrado aguardando o projeto de recuperação. As peças, que foram transferidas para um prédio alugado pela Secretaria de Estado de Cultura, também estão sendo restauradas.

A inauguração das obras de recuperação do Seminário da Conceição está prevista para julho. O prédio fica ao lado da também histórica Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. O projeto tem o apoio da Fundação John Deere, uma multinacional do ramo de máquinas e implementos agrícolas, com filial no Brasil.





Fonte: Secom- MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324411/visualizar/