Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 10:42

    Imprimir


Osama bin Laden e seu braço direito estariam vivos, de acordo com o embaixador dos Estados Unidos para combate ao terrorismo, Henry Crumpton. Os dois teriam sobrevivido a um bombardeio americano com o objetivo de matar Ayman al-Zawahiri, na semana passada, na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

Os Estados Unidos não fizeram comentários sobre o ataque à aldeia paquistanesa que matou 18 civis na última sexta-feira.

Há quase um ano não há notícias sobre o paradeiro de Bin Laden e, em dezembro, durante uma viagem ao Paquistão, o Secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, disse que, se estiver vivo, Bin Laden estaria usando a maior parte do seu tempo tentando não ser capturado.

Táticas

Crumpton, que até o ano passado era um dos chefes da CIA, disse à BBC que a Europa continua sendo um alvo para a Al-Qaeda.

"Estou confiante de que vamos capturar a liderança da Al-Qaeda em algum momento e acreditamos que ele está nesta área."

A região da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão é bastante conhecida pelo embaixador Crumpton, que liderou a campanha para derrubar o Talibã, em 2001, antes de tornar-se o diplomata mais graduado na guerra dos Estados Unidos contra o terror.

Apesar de afirmar que acredita que Bin Laden e seus colaboradores mais próximos estão mais preocupados em "manter-se vivos do que em planejar o próximo 11 de setembro", Crumpton alertou que a Al-Qaeda ainda mantém o objetivo estratégico de atacar os Estados Unidos e pretende agir na Grã-Bretanha e na Europa de novo.

O embaixador americano para combate ao terrorismo também negou que os Estados Unidos estejam envolvidos com práticas de tortura e disse que há mal-entendidos com relação às táticas americanas, em parte porque elas precisam ser mantidas em segredo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324446/visualizar/