Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 16 de Janeiro de 2006 às 19:22
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Os produtos mato-grossenses, da agropecuária à cultura, estão despertando cada vez mais a atenção de investidores europeus. Desta vez, um grupo de italianos estuda junto ao Governo do Estado a possibilidade de investir em Mato Grosso para levar ao país europeu produtos como carne em cortes especiais e soja.

Para tratar deste assunto, o grupo que é conduzido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura em Mato Grosso, reuniu-se nesta segunda-feira (16.01) com o governador Blairo Maggi e o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, acompanhados por prefeitos da região do Vale do Araguaia.

Conforme o presidente da Câmara, Mario Buri, a intenção é não somente tornar mais conhecidos em território italiano os produtos mato-grossenses, como também investir diretamente no estado. Um dos exemplos é presença de representantes de uma empresa italiana líder em produção de biodiesel e de um consultor da Universidade de Turim.

“Vamos visitar o estado para analisar as diversas possibilidades de investimentos. Mas já estamos dando o primeiro passo com ações na área de laticínio e apoio na capacitação de profissionais no setor da pecuária e hotelaria”, destacou Buri.

Em abril deste ano será iniciada a produção de produtos lácteos, como queijo, e de apresuntados em Barra do Garças, em parceria com a Missão Salesiana. O grupo já está avaliando outras ações na região do Araguaia.

Em Barra do Garças, está prevista ainda a capacitação de cerca de 120 profissionais que atuam no ramo de hotelaria. Quarenta médicos-veterinários do estado também serão capacitados na Universidade de São Paulo, por meio de um convênio com a Universidade de Turim.

“Vamos sentar e avaliar os interesses que o grupo tem em Mato Grosso, principalmente nas áreas da pecuária e biodiesel e em que o Estado pode colaborar para atrair aqueles que estão interessados em nossos produtos”, afirmou Vettorato.

Acompanharam a reunião os prefeitos de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, e de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá.

Atualmente, 60% da carne suína consumida na Itália é importada.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324621/visualizar/