Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 15 de Janeiro de 2006 às 13:55

    Imprimir


Mais de cem representantes de 18 países da América Latina decidiram neste sábado em Brasília negociar em bloco a compra de remédios para o tratamento da aids. O diretor do Programa Nacional contra a aids, do Ministério da Saúde do Brasil, Pedro Chequer, afirmou que por causa dos altos preços dos remédios, o custo médio anual do tratamento por paciente chegou em 2005 a US$ 2.500, US$ 1,150 a mais do que em 2003.

O encontro de três dias reuniu representantes de Governo e de entidades civis da Argentina, Bolívia, Belize, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, a República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Chequer afirmou que um dos próximos passos estipulados "é a construção de mecanismos efetivos de produção nacional de remédios".

"A redução e a negociação de preços são transitórias e não nos garantem a médio e longo prazos a sustentação (dos programas de tratamento)", disse o funcionário "Se todo o mundo decidisse hoje usar preservativo, conforme estabelece a norma científica para prevenção sexual, não haveria quantidade suficiente", advertiu o especialista brasileiro.

A promoção do uso do preservativo constitui um dos pilares do bem-sucedido programa brasileiro de prevenção e tratamento da aids. Além disso, há uma série de políticas oficiais que incluem investimentos no estudo e fabricação de remédios genéricos e a entrega gratuita de antivirais, entre outras.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324785/visualizar/