Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 26 de Dezembro de 2012 às 06:45
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


    O contador e advogado César Roberto Zílio começa a limpar as gavetas da secretaria de Administração e não deve entrar 2013 como integrante do primeiro escalão do governo Silval Barbosa. De um dos homens fortes da gestão, inclusive apontado nas negociações políticas entre o Palácio Paiaguás e o PR como opção para outras duas pastas (Transporte e Pavimentação Urbana e Casa Civil), Zílio acabou perdendo força, prestígio e tende a ser "rifado" do governo. A má gestão junto ao MT Saúde, que eclodiu uma crise com dívidas de praticamente R$ 40 milhões e não consegue atender a demanda dos mais de 50 mil servidores conveniados, puxou para baixo a imagem de Zílio. Ademais, o governador acumula uma lista de reclamações sobre ações e procedimentos do secretário. Zílio ocupa cargo de confiança desde 2003, com a chegada de Blairo Maggi à cadeira de governador. Foi adjunto de Gestão Administrativa na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, depois superintendente administrativo e financeiro e auditor-geral na pasta de Infraestrutura. Sob Silval, César Zílio passou a comandar a SAD. Ele se articula para não "cair".

 

   Uma das possibilidades, para não tirar a indicação do PR junto à Administração, seria de reaproveitar o engenheiro Arnaldo Alves, que está deixando o Transporte e Pavimentação Urbano, que será conduzido por outro indicado da legenda republicana: Cinésio de Oliveira.

    Silval retorna ao Paiaguás nesta quarta no final da tarde, após passar o feriado de Natal com familiares em Matupá e se deslocar a Brasília para assinar convênios. O governador pretende definir o comando de 3 secretarias "pendentes", que são Administração, Saúde e Cultura, de modo a entrar janeiro com o quadro recomposto dos 24 integrantes do primeiro escalão. Ele terá uma nova reunião com a cúpula do PR, que tende a referenciar a sugestão de Arnaldo assumir a SAD.

    Na Saúde, continua impasse. O PP, detentor da cota, sugeriu dois nomes, o do prefeito em final de mandato Newton Miotto, de Pontes e Lacerda, e do médico em Cuiabá, Marcelo Sandrine. Silval não concorda com nenhuma das sugestões. No caso de Sandrine, que teria mais chances, há resistência porque este não tem experiência na chamada "prática de saúde pública". O governador comunicou ao cacique do PP, deputado Pedro Henry, que está "baqueado" por causa da condenação pelo STF por envolvimento no esquema do mensalão, que o substituto do secretário Vander Fernandes passará necessariamente por uma avaliação mais criteriosa do próprio chefe do Executivo estadual.

    No caso da Cultura, Janete Riva segue como a mais cotada, sob indicação do PSD. Mas ela fez algumas exigências, entre elas de não aceitar interferências na pasta de pessoas do próprio governo. Silval aguarda para esta semana uma resposta definitiva ao convite feito há 15 dias à esposa do presidente da Assembleia, deputado José Riva. As demais pastas estão praticamente definidas. Confira abaixo.

   Pastas e nomes na recomposição do secretariado do governo Silval
   Casa Civil - Pedro Nadaf (PR)
   Transporte e Pavimentação Urbana - Cinésio de Oliveira (PR)
   Esportes e Lazer - Ananias Filho (será nomeado em janeiro)
   Indústria, Comércio, Minas e Energia - Alan Zanatta
   Meio Ambiente - José Lacerda
   Cidades -
Chico Daltro
   Pastas sem alteração de comando
   Educação - Ságuas Moraes (PT)
   Trabalho e Assistência Social - Roseli Barbosa (PMDB)
   Desenvolvimento do Turismo - Teté Bezerra (PMDB)
   Ciência e Tecnologia - Áurea Regina (PSD)
   Segurança Pública - Diógenes Curado
   Casa Militar - Hildemar de Macedo
   Justiça e Direitos Humanos - Paulo Lessa
   Planejamento - José Gonçalo
   Fazenda - Marcel de Cursi
   Auditoria-Geral - José Alves Pereira
   Comunicação Social - Carlos Rayel
   Procuradoria-Geral - Jenz Prochnow Júnior
   Secopa -
Maurício Guimarães
   Indefinidos
   Saúde - indicação do PP
   Cultura - Janete Riva (PSD) - avalia o convite
   Administração - há possibilidade de Arnaldo Alves ser escolhido





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32930/visualizar/