Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 21:20
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Mato Grosso vai dispor no prazo de um ano do maior espaço para prática de esportes de quadra no Estado. O Ginásio Poliesportivo Professor

Aecim Tocantins, a ser construído ao lado do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em Cuiabá, fará Mato Grosso integrar o circuito para atrair eventos nacionais e internacionais.

O governador Blairo Maggi e o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, lançaram nesta segunda-feira (19.12) a maquete do ginásio. A praça esportiva terá capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas sentadas e área total construída de 61,6 mil metros quadrados. No local haverá ainda alojamento e refeitório para 218 atletas e um auditório com capacidade para 200 pessoas.

A obra é parte do projeto do Governo do Estado em dotar o entorno do Verdão de um complexo esportivo. No dia 29 deste mês a administração estadual vai licitar a Piscina Olímpica a ser construída também na região. O ginásio será sede da Secretaria de Esportes e Lazer e terá espaço para apoio às federações.

De acordo com o governador, está em revisão o valor total da obra. O orçamento era estimado em R$ 20 milhões há um ano. A nova praça esportiva já tem autorização e dinheiro para ser realizada. A licitação deve ocorrer em janeiro e o governador disse que a sua inauguração deve ocorrer até o final de 2006.

PROMOÇÃO SOCIAL – Maggi incluiu o benefício como mais um trabalho da sua gestão que integra a promoção social. Pois, além das ações e investimentos em saúde, segurança pública, educação, estradas e habitação o governo, disse, se preocupa também em promover o esporte, a cultura, o turismo, a inovação e a tecnologia como parte do desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

“Entendo que se o Estado pretende ser forte, e somos o 10º Estado do Brasil, ser forte só em economia não vale. Precisamos ser fortes em outros setores. Não podemos ficar reclamando de não poder fazer as coisas”, disse Maggi sobre a visão de desenvolvimento integrado. “Queremos ser inseridos no calendário de eventos nacionais. A oportunidade de, por exemplo, sediar uma final do campeonato brasileiro de basquetebol, de voleibol”, diz uma das utilidades do ginásio.

Presente à solenidade, o homenageado professor Aecim Tocantins se emocionou ao citar a responsabilidade com que o governador Blairo Maggi e a primeira-dama Terezinha Maggi têm administrado recursos públicos em prol de causas sociais. Ele destacou a recuperação do patrimônio histórico de Cuiabá pelo Governo.

“Minha simpatia é espontânea ao casal, de forma desinteressada. Passei a admirá-lo, senhor governador, como cidadão responsável pela coisa pública. Sua vontade de fazer o governo estar presente em todo o Estado e vai além da falta de recursos”, agradeceu.

“Ele é um homem que contribuiu muito com o Estado de Mato Grosso. Você não acha um cidadão que possa dizer algo contra o professor Aecim Tocantins. Ele se tornou um grande amigo”, informou o governador sobre a homenagem, que acredita é estendida a gerações que ajudaram na construção do Estado.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, a concretização do ginásio é uma luta de todas as federações, cuja ação é recíproca com o Estado nas atividades esportivas. “Nós estamos crescendo no esporte porque temos tido apoio das federações. O esporte na administração do governador Blairo Maggi também é prioridade, como outras pastas”, disse. Ele agradeceu a Assembléia Legislativa pelo apoio ao Governo em ações importantes em Mato Grosso.

PROFISSIONAIS – A espera por um ginásio de porte para Mato Grosso é algo que profissionais e dirigentes esportivos aguardam há muito tempo, como explica o presidente em exercício da Federação Mato-grossense de Voleibol, Nicano Lopes Filho. “Teremos uma nova era quando for inaugurado esse ginásio. Cuiabá e Mato Grosso vão poder acompanhar o que tem de melhor dos esportes de quadra. E isso será um referencial para atletas, pois vai despertar mais a prática esportiva entre eles e a população”, comentou.

“Há 25 anos que a gente tenta e não tem piscina oficial. Temos dificuldade quando participamos de competições. A construção da piscina olímpica é um avanço, além de sonho. É uma oportunidade essa estrutura toda proposta toda pelo Governo, um anseio nosso”, disse o presidente da Federação dos Esportes Aquáticos de Mato Grosso, Jeferson Neves, sobre o apoio à natação que terá o complexo poliesportivo do Verdão.

Participaram também do lançamento do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins os secretários Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Augustinho Moro (Saúde), Waldir Teis (Fazenda), Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação-Geral), José Carlos Dias (Comunicação Social), Geraldo de Vitto Jr. (Administração), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), Orestes Oliveira (Casa Militar) e Vilceu Marchetti (Infra-estrutura).

Além dos 20 membros do “Senadinho” (grupo da terceira idade que debate política informalmente) e os ex-governadores Garcia Neto e Frederico Campos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329745/visualizar/