Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 21:19
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Os novos diretores das 75 escolas estaduais de Cuiabá (eleitos na última sexta-feira), puderam conhecer um pouco mais sobre as suas atribuições para os próximos dois anos e as políticas educacionais que vêm sendo desenvolvidas pelo governo do Estado. Eles tiveram uma conversa com a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (19.12), no auditório da Seduc. “As escolas que irão gerir não pertencem a este ou aquele político, e sim ao Estado. Elas são patrimônio da população de Mato Grosso. É por esse motivo que vocês devem primar pelo zelo e carinho com os prédios e também na aplicação das políticas educacionais”, disse Marta.

A secretária adjunta ainda explanou sobre as diversas atribuições que o diretor exerce. “Nas escolas vocês são os disseminadores das políticas educacionais, tanto as estaduais quanto as nacionais. Também têm a obrigação de zelar pelos bens e patrimônios públicos”.

Conforme a secretária adjunta, o diretor deve exercer a autonomia gerencial e construir novos projetos que atendam às especificidades de cada unidade, mas também deve aproveitar os projetos que a Secretaria oferece.

“Temos vários programas e projetos oferecidos pela Escola Atrativa que garantem recursos financeiros para serem desenvolvidos nas escolas, basta que o diretor tenha a iniciativa de elaborar um projeto e enviar a Seduc”, disse, referindo-se sobre os projetos Aplauso, Abrindo o Jogo e Aprimorar entre outros.

Marta lembrou que a Seduc priorizará no próximo ano as escolas organizadas em Ciclos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o ensino noturno e o Ensino Médio. Entre as ações que serão implementadas em 2006 estão o oferecimento da Língua Espanhola no Ensino Médio e a abertura de novas salas para atender alunos de seis anos.

REDIMENSIONAMENTO – Durante o encontro os diretores ainda participaram da redistribuição de demanda em Cuiabá, na qual fica definida o número de alunos e as modalidades de ensino que cada escola oferecerá no próximo ano.

Também na ocasião, técnicas da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc orientaram os novos gestores sobre a atribuição de aula e contratação de professores. Os novos diretores tomam posse no dia cinco de janeiro. Já as aulas nas escolas estaduais estão programadas para iniciarem no dia 13 de fevereiro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329746/visualizar/