Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 18:00

    Imprimir


O líder da rede islamita desarticulada hoje na Espanha, o iraniano Hiyag M., conhecido como "Abu Sufian", de 25 anos, mantinha contatos no Iraque, onde tinha acesso "muito próximo" ao dirigente da Al Qaeda Abu Musab al-Zarqawi.

Foi o que afirmou o Ministério do Interior em comunicado no qual informa sobre a chamada operação "La Unión", desenvolvida em Lérida, Málaga, Sevilha e Palma de Mallorca, e que resultou na detenção de 15 pessoas acusadas de fazer parte de uma rede islamita dedicada ao recrutamento e doutrinamento de mujahedins para o Iraque.

Na operação, que continua aberta, foram detidos oito marroquinos, um iraquiano, um saudita, um egípcio, um bielo-russo, um ganês, um francês e um espanhol.

Os agentes reuniram dados que garantem não só a existência de uma organização hierarquizada, cujos objetivos são o recrutamento e a realização de ações terroristas, do tipo suicida, mediante sua integração em grupos terroristas ativos no Iraque ou em outras áreas de conflito islâmico.

No entanto, não se sabe se esses atentados tinham como alvo o território espanhol.

Segundo o Ministério do Interior, foram detectados diversos contatos realizados pelo líder da rede, detido em Nerja, com pessoas que estão relacionadas com os grupos terroristas que operam atualmente no Iraque contra os militares enviados ao país.

"Abu Sufian", que tentava manter oculta sua presença na Espanha, controlava um grupo determinado de indivíduos dispostos a iniciar sua viagem ao Iraque como mujahedins, provavelmente em ações de caráter suicida.

Segundo o Ministério, outro detido em Nerja, José Antonio D. M., de 47 anos, um espanhol que se converteu ao Islã, aparentemente tem uma boa situação financeira da qual "Abu Sufian" estava se beneficiando.

O terceiro detido em Nerja, Bahbah O H., nascido no Marrocos, foi imame na mesquita de Ceuta.

Os detidos em Málaga são Oussama A., nascido na cidade marroquina de Oujda, de 22 anos, muito próximo a "Abu Sufian"; Mohammed G., nascido em Acra (Gana), de 36 anos; Mohammed S. N., nascido em Albi (França), de 25 anos; o saudita Awad Abdullah Garem A. A., de 29 anos; Mohammed M., nascido em Aounate (Marrocos), de 50 anos, e o marroquino Raghib E. H.

Os dois detidos em Sevilha são um marroquino e um egípcio: Redouane T. B., de 33 anos, e Tareq Shaker Ahmed Abdel H. K., de 48 anos, também muito próximo a Amin e a suas atividades.

Os três detidos em Lérida são três marroquinos: Abdelaziz M., que faz parte do aparelho ideológico do credo salafista que rege toda a rede através de sua difusão por comunicações telefônicas; Mustapha L. e Abdelhak E. G..

O detido em Palma de Mallorca, Andrey M., conhecido como "Amin Al Ansari" e "Sergei Malyschew", nascido em Minsk (Belarus), de 30 anos, tem antecedentes de treinamento na Chechênia e no Azerbaidjão, com passagem pelo Paquistão, onde se formou religiosamente.

Segundo o Ministério do Interior, ele é um indivíduo seguido por vários serviços policiais europeus e considerado um especialista em armas químicas que está sob as ordens diretas de "Abu Sufian".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329763/visualizar/