Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Dezembro de 2005 às 08:07

    Imprimir


Os moradores do Abrigo dos Velhos de Cuiabá tiveram ontem uma tarde de intensa programação festiva, incluindo a companhia de uma “Vovó Noel” distribuindo presentes e esbanjando vitalidade. Viúva, dois filhos e quatro netos, aos 64 anos dona Maria Falcão se auto-define como uma pessoa de bem com a vida.

A “Vovó Noel” e seus amigos do Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte, do bairro Dom Aquino, foram até o abrigo levar alimentos arrecadados numa gincana (mais de 300 quilos) e presentes que compraram com seus próprios recursos. Depois da entrega, brincaram e dançaram com os idosos da instituição.

No abrigo, os idosos do CCI Padre Firmo se encontraram casualmente com voluntários da Associação Espírita Wantuil de Freitas e com mulheres da Legião de Maria, da Igreja Católica do bairro Morada do Ouro, que também foram levados ao Abrigo pelo desejo de praticar a caridade.

Desses dois grupos, os idosos do Abrigo receberam lanches, 700 litros de leite longa-vida, flor e juntos fizeram orações. O médico Márcio Monteiro, presidente da Associação Wantuil de Freitas, fez uma palestra sobre a importância da mudança de hábitos, especialmente com a chegada da velhice e da aposentadoria.

“As pessoas precisam transformar o ambiente onde vivem, preenchê-lo com paz, amor e fraternidade”, ensinou. Moreira observou que a mudança é necessária especialmente porque as pesquisas apontam um aumento cada vez maior da longevidade.

A diretora do Abrigo dos Velhos, Adeline Bazzan Magalhães, lembrou que doações materiais e manifestações de carinho e afeto serão sempre bem vindas na casa. A diretora considerou fundamental o que fizeram os voluntários da associação espírita, que antes da campanha de arrecadação de alimentos buscaram informações sobre as carências materiais da instituição.

Aproveitando a presença da gerente do CCI Padre Firmo, Ana Paula Lima, Adeline acertou uma parceria que vai permitir que idosos do Abrigo participem regularmente de atividades de educação, cultura, esportes e lazer do Centro de Convivência. “Queremos assegurar atividades externas para que o idoso retorne ao Abrigo vendo a instituição como seu lar, assim com vêem àqueles que moram com suas famílias e numa parte do dia freqüentem os centros para idosos”, explicou a diretora.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330033/visualizar/