Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 14:22
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


A falta de segurança pública tornou-se um problema social e economicamente devastador não só em Mato Grosso, mas em todo o país, em especial nas grandes cidades. Dados do Ministério da Justiça mostram que o problema é dos mais complexos, envolvendo o tráfico de drogas ilícitas, a falta de empregos legais, a falta de integração das diversas polícias existentes no Brasil e a baixa tecnologia usada por muitas destas polícias na prevenção e repressão de crimes.

Durante a entrega de 337 novas viaturas para reforçar o policiamento em Cuiabá e interior do Estado, feita pelo governador Blairo Maggi (PPS), a maioria dos deputados que esteve presente na solenidade comentou a segurança em Mato Grosso.

Para o primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), o Governo precisa organizar as polícias (civil e militar) e investir em avançadas tecnologias de segurança para combater os bandidos e traficantes.

“Existe uma demanda muito grande de viaturas velhas em Mato Grosso, e essa nova frota chegou numa boa hora. Esse contingente grande de viaturas certamente vai combater boa parte dos problemas no Estado, mas para isso, precisa-se investir também na qualificação do soldado”, afirmou Riva.

Na opinião do presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB), o processo de reformas da frota é uma iniciativa louvável do governador. Silval explica que o investimento tecnológico das novas viaturas, seguramente, vai aumentar a segurança das pessoas.

A Assembléia também é contemplada com a entrega da nova frota, pois é uma ação forte do governo e, o Legislativo é um parceiro direto que beneficia o Estado na área de segurança”, avaliou Silval.

O fortalecimento na estrutura do policiamento no Estado, foi um dos pontos lembrados pelo vice-presidente da Casa, deputado Zeca D´Ávila (PFL), mas o parlamentar fez uma ressalva quanto a durabilidade dos veículos.

“Os usuários precisam ter zelo com as viaturas, porque a vida útil do carro é pequena. A troca foi fundamental, visto que, muitas delas estão em situações precárias em vários municípios”, disse Zeca.

De acordo com o deputado Zé do Pátio (PMDB), a entrega das novas viaturas não vai diminuir diretamente o problema da falta de segurança pública no Estado. Zé do Pátio argumenta que discutir soluções para o problema poderá ser fundamental para que as autoridades constituídas voltem suas atenções para o tema.

“Viaturas são apenas suprimentos, mas precisamos também de armamentos e ainda melhorar a qualificação do quadro efetivo. Em primeiro lugar, precisa investir no homem”, ressaltou o deputado.

Investir em alternativas para reduzir os problemas de uma das áreas que mais preocupa a sociedade mato-grossense. Esta é a colocação do deputado Pedro Satélite, que durante a entrega das viaturas explicou que a corporação precisa oferecer maior agilidade na execução dos trabalhos de segurança pública.

“A questão da segurança é séria e precisamos investir mais nessa área. A região norte do estado é a que mais sofre com a falta de equipamentos e acho que o governador (Blairo Maggi) está no caminho certo, combater esse problema”, concluiu Satélite.

Conforme o comandante geral do policiamento de Mato Grosso, coronel Leovaldo Sales, as viaturas vão mudar o cenário em que se contra o Estado. “Vamos dar um incremento maior e a distribuição será com critério e de acordo com as necessidades de cada pólo”, frisou Sales.




Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330116/visualizar/