Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 20:25

    Imprimir


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeou o ex-presidente dos Estados Unidos George Bush enviado especial para os trabalhos de assistência e reconstrução nos países afetados pelo pelo terremoto que atingiu o sul da Ásia - mais intensamente o Paquistão - em outubro.

O porta-voz da ONU, Stephan Dujarric, disse que o pai do atual presidente dos Estados Unidos representará a organização na resposta nacional e internacional ao terremoto que efetou Índia e Paquistão em 8 de outubro.

"Estou ansioso de servir como enviado especial da ONU. Da mesma forma que outros muitos no mundo, fiquei profundamente afetado pelo sofrimento das vítimas deste horrível terremoto. É um desastre de enormes proporções e a recuperação vai a ser uma tarefa longa e difícil", disse Bush pai num comunicado.

Como enviado especial, o ex-presidente americano deverá mobilizar a comunidade internacional - agências da ONU, órgãos regionais, instituições multilaterais, organizações não-governamentais e empresas - para que trabalhe de forma coordenada com o Governo de Islamabad na reconstrução do país.

"Estou feliz pelo fato de o ex-presidente Bush ter aceito desempenhar esta função. Sei que as autoridades paquistanesas também estão. Sabemos que (Bush pai) levar uma liderança extraordinário e dar a atenção que esta terrível tragédia merece", declarou Annan após o anúncio de sua nomeação.

O terremoto que castigou o sul da Ásia, de uma magnitude de 7,6 graus na escala Ritcher, deixou 73.000 mortos no Paquistão e 1.300 na Índia, além de 69.000 feridos, segundo a ONU.

A nomeação de Bush pai como enviado especial a uma região devastada por um desastre se soma à designação do também ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton como enviado especial da organização para para o tsunami que afetou vários países do oceano Índico, em 26 de dezembro de 2004.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330218/visualizar/