Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 15:58
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Estendendo a aplicação da facilitação do acesso às parcerias mantidas com a população na manutenção dos estoques da hemorrede do Estado, a Secretaria de Saúde está colocando à disposição dos doadores de sangue as unidades do MT Hemocentro. Em todo o Estado, essas unidades vão funcionar até o dia 22 de dezembro, das 8h às 17h, para coletar sangue daqueles que desejarem fazer sua última doação antes do final de 2005.

A diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabane, lembrou que doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses. Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HTLV, da hepatite A, B e C, Doença de Chagas e sífilis.

A descentralização dos serviços de coleta e transfusão de sangue tem sido uma das principais ações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses). O resultado deste trabalho é que, em Mato Grosso, a hemorrede, coordenada pelo MT-Hemocentro e formada pelas unidades de coleta e transfusão e as agências transfusionais, já conta com 57 unidades descentralizadas e garante sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado. “Estamos interiorizando os serviços de hemoterapia como forma de facilitar o acesso à doação ao mesmo tempo em que garantimos sangue de qualidade e que poderá salvar vidas”, disse a diretora.

Eliana Rabane e todos os demais funcionários do MT-Hemocentro receberam da Assembléia Legislativa (AL) moção de louvor pelo eficiente trabalho de coleta e análise de sangue. “Esta homenagem representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado por toda a equipe do Hemocentro e vai desde a pessoa que trabalha com a limpeza aos mais diversos profissionais especializados que temos e que desempenham um trabalho com competência e com muita qualidade”, comentou.

Conforme Eliana Rabane, das 57 unidades descentralizadas, 20 são Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), que coletam o sangue e também efetuam a transfusão, e 37 são Agências Transfusionais (ATs), que garantem a captação de sangue e hemoderivados. “Em 2006, temos a previsão de implantar mais quatro Agências Transfusionais no interior de Mato Grosso em cumprimento a descentralização dos serviços e aplicação das políticas públicas de hemoterapia no Estado”, informou Eliana Rabane.

Em Cuiabá, o MT-Hemocentro atende ao Pronto Socorro Municipal da Capital (HPSMC), ao Hospital da Polícia Militar e o Pronto Socorro de Várzea Grande. No fim do mês de outubro passado, a Saúde firmou um termo de cooperação técnica com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso para fazer funcionar uma UCT no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM).

Mas o Hemocentro tem a responsabilidade de suprir estoques hemoterápicos em qualquer unidade que não consiga suprir suas próprias necessidades. Para isso, tem realizado diversas campanhas visando atrair doadores para que os estoques continuem sempre próximos da quantidade ideal necessária e conseguir cada vez mais doadores fidelizados. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, o Hemocentro coletou 19.167 bolsas e realizou 15.117 transfusões. Em 2004, foram coletadas 39.224 bolsas de sangue e realizadas 35.626 transfusões.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330246/visualizar/