Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 14:17
Por: Edimar Santos

    Imprimir


A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na terça-feira (13/12) mais uma etapa da campanha de arborização do município, com a distribuição de 900 mudas de coco-anão para pequenos produtores do Assentamento Guapirama, à 40km de Campo Novo do Parecis. Cada família recebeu em média 20 mudas da planta. A campanha teve início na semana passada com a distribuição de cerca de mil mudas nas escolas Jardim das Palmeiras e Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o secretário Antônio de lá Bandeira o preço de cada unidade da planta, no varejo, é de R$ 6 reais, em média. “Nesse ano o viveiro do município, que fica na Escola Agrotécnica Dorvalino Minozzo, produziu 6 mil mudas que serão distribuídas gratuitamente para a população, tanto na área urbana quanto nas pequenas propriedades da área rural”, explicou. Além da importância estética o coco-anão apresenta um grande índice de produtividade. Cada planta adulta pode produzir até 200 frutos por ano. “Essa também é uma preocupação da secretaria: gerar oportunidade para que os pequenos produtores possam incrementar sua renda, uma vez que existe um bom mercado para esses frutos no município e na região”.

O viveiro do município também possui grande quantidade de mudas de Oitis e plantas nativas do Cerrado. A intenção da secretaria é utilizar essas plantas típicas do Cerrado na arborização do município. Um dos primeiros locais que receberá essas plantas é a Avenida Olacir Francisco de Moraes. “Nós vamos plantar Palmeiras Imperiais em todo o percurso da avenida e a intenção é colocarmos células com Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Mirindiba, Gueroba, Buriti, Bacuri e plantas frutíferas como Tamarindu e Pitanga”, afirmou.

O secretário também comemorou a redução do número de plantas destruídas. Ele lembra que grande parte das mudas plantadas ao longo da avenida Marechal Rondon, que liga o bairro Jardim das Palmeiras ao centro, e no entorno da praça central do bairro foram danificadas. “Nós fizemos o replantio onde houve a destruição daquelas mudas de Oitis e não foi mais registrado perca dessas mudas. A população tem sido parceira e ajuda muito no cuidado e conservação”.

Outras áreas do município também serão beneficiadas com as mudas nas próximas semanas, como as chácaras do bairro Jardim Primavera, Jardim das Palmeiras e outras propriedades próximas ao município.




Fonte: Assessoria CNP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330264/visualizar/