Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 11:50

    Imprimir


O Comitê Central de Eleições palestino anunciou hoje que 12 listas eleitorais e 400 candidatos participarão do pleito legislativo de 25 de janeiro de 2006. A chefe do comitê, Hanna Nasser, disse que "o grupo estudará todas as inscrições para ver se estão ajustadas à lei eleitoral".

Nasser disse que as listas finais dos candidatos serão anunciadas em 2 de janeiro.

Entre as listas que competirão nas eleições está a Al Mustakbal (O Futuro), inscrita por Fadua, a esposa do deputado Marwan Barghouthi, pouco antes de acabar o prazo oferecido pelo comitê para apresentar as candidaturas.

Preso em Israel desde 2002, Barghouthi, que está à frente de um movimento de jovens dirigentes do Fatah, em confronto com os da "velha guarda", vai liderar a lista independente nas eleições de 25 de janeiro, após sua separação do movimento governista Fatah.

A esperada divisão do Fatah, o principal dos oito membros da coalizão da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), concretizou-se após violentos incidentes protagonizados por combatentes das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, que atacaram os escritórios da Comissão de Eleições na cidade de Gaza e ontem investiram contra os do movimento.

Os protestos aconteceram devido ao fato de o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, também líder do Fatah, e do Comitê Central terem elaborado uma lista de candidatos eleitorais para o pleito parlamentar formada por personalidades da "velha-guarda", próximos ao falecido presidente Yasser Arafat, e pela exclusão de jovens dirigentes escolhidos em recentes eleições internas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330281/visualizar/