Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 08:36
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Mato Grosso responderá por 17% da produção nacional de biodiesel até 2008, com 170 milhões de litros do combustível que serão produzidos em cinco usinas no Estado. Os empreendimentos estão localizados em Dom Aquino, que já começou a produção, 2 em Lucas do Rio Verde, em Sorriso e outro em Barra do Bugres, da usina sucroalcooleira Barralcool. Considerada a primeira no mundo a integrar a produção de álcool ao biodiesel, a Barralcool projeta iniciar a produção de 57 milhões de litros de biodiesel ao ano a partir de julho de 2006. Na planta industrial serão investidos R$ 25 milhões.

O consultor em projetos de biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Roberto Terra, afirma que a expectativa é de que o Brasil produza até 2008 cerca de 1 bilhão de litros de biodiesel. O volume será necessário para sustentar o início da mistura obrigatória de 2% do produto ao combustível da frota nacional, que se estenderá de 2008 a 2012. Conforme a lei 11097/2005, a partir de 2013 a proporção da mistura obrigatória será elevada para 5%.

A Biobras, em Dom Aquino, está entre as dez primeiras usinas do país a obter o Selo Combustível Social, exigido para a participação nos leilões federais de compra de biodiesel organizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em Lucas do Rio Verde, as empresas Fiagril e Biogrão, e a Agrosoja de Sorriso já manifestaram o interesse junto ao MDA de iniciar a produção do biodiesel. A Agrosoja já está em fase de instalação da fábrica. Ele afirma que empresários de Juína e Ipiranga do Norte também manifestaram interesse em investir na área, mas ainda não há projetos.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330473/visualizar/