Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 13:20
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Corpo de Bombeiros encerra, no próximo dia 18 de dezembro, o 2º Estágio de Adaptação para Acadêmicos de Medicina (Esaame II). O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro estará presente à cerimônia de entrega dos Certificados, proporcionados pelo término do curso, na quarta-feira (14.12), às 18h30, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro do Porto, em Cuiabá.

Desta vez 27 estagiários foram aceitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) para fazer o curso que teve duração de quatro meses, de agosto a dezembro de 2005, com 12 horas semanais de capacitação teórica e 24 horas semanais de aulas práticas, nas ambulâncias do Samu-192. Os estagiários foram escolhidos dentre acadêmicos cursando o quarto, quinto e sexto ano de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ou na Universidade de Cuiabá (Unic).

O supervisor do Samu-192, Gunther Peres Pimenta, disse que o curso “é uma preparação para um contato maior com a Urgência e Emergência que os estudantes irão enfrentar, quando formados como médicos e atuando nos hospitais do Estado. Eles recebem capacitação para oferecer atendimento pré-hospitalar em acidentes em estradas, riscos de saúde nas residências, como ataques cardíacos ou outras ocorrências que precisam de atendimento urgente, e toda situação de emergência em saúde”. O supervisor avisou que esse é o último treinamento oferecido pelo Samu-192, em 2005.

No treinamento os estagiários aprendem sobre Introdução ao Perfil do Socorrista, Aspecto Jurista do atendimento, Seqüência de Suporte Básico de Vida (SBV) e de Suporte Avançado de Vida (SAV), Cinemática do Trauma, Atendimento Inicial à Vítima do Trauma, Vias Aéreas, Reanimação Cardio-pulmonar (RCP), Contenção de Hemorragias, Imobilização de Fraturas e Práticas em Oficinas.

Quase imediatamente após ter sido implantando, em dezembro de 2004, o Samu passou a oferecer o treinamento. O Esaame I começou em janeiro de 2005 e foi até junho do mesmo ano, formando nove estagiários em práticas de urgência e emergência nas estradas e nas casas. Dos nove formados, quatro continuam atuando como médicos no Samu-192. “Na organização do Esaame II conseguimos usar a experiência do primeiro curso para diminuir o tempo gasto na instrução dos alunos e estabelecer o treinamento em quatro meses, ao invés de seis, sem perder a qualidade”, explicou Gunther Peres Pimenta.

O Samu-192 realiza, em média, 1.500 atendimentos mensais, entre resgate e transporte de pacientes. O supervisor ressaltou que o serviço atende apenas em casos de urgência e emergência. “Pedidos assistenciais e eletivos, que podem esperar a atenção médica por mais tempo sem que o paciente corra risco de vida, não serão atendidos pelo Samu-192”, disse.

Em Mato Grosso o Samu-192 segue a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde, que tem como finalidade organizar a assistência por chamadas e agilizar o atendimento de traumas causados por acidentes, emergências clínicas como doenças cardiovasculares e emergências psiquiátricas e obstétricas.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330539/visualizar/