Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 12:05
Por: KELLY MARTINS

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) implanta neste mês mais duas unidades do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise) em dois municípios de Mato Grosso.

Uma das unidades será implantada no Laticínio Casterleite, localizado no município de Castanheira (779 km a Noroeste de Cuiabá) e será inaugurada nesta terça feira (13.12), às 17h30. A outra unidade será inaugurada no Laticínio Arinos, em São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), no próximo dia 16, às 17h30.

O Sise tem como finalidade zelar pela saúde coletiva, impedindo que alimentos passíveis de colocar em risco a saúde humana cheguem à mesa do consumidor. O serviço foi criado em 1993 e atua em estabelecimentos que realizam o comércio de seus produtos dentro do Estado de Mato Grosso, além da fiscalização do trânsito dos mesmos.

Outra finalidade se refere ao auxílio à defesa sanitária animal, com informações quantitativas e de origem, sobre doenças detectadas em abates de animais de açougue nos estabelecimentos registrados no Sise. Para a empresa que é contemplada com o registro na inspeção estadual, abre-se a possibilidade da comercialização de seus produtos em todo o território mato-grossense.

Os profissionais que realizam a inspeção são capacitados em estabelecimentos sob atribuição do Serviço de Inspeção Federal (SIF), da Delegacia Federal de Agricultura (DFA/MT), com a intenção de nivelar os procedimentos de trabalho nos níveis estadual e federal.

Uma parceria por meio do Indea, Famato e DFA complementa o serviço de inspeção nas indústrias com o trabalho do Laboratório de Análises de Produtos de Origem Animal (LAPOA), que realiza as análises microbiológicas e físico-químicas sobre os produtos originários dos estabelecimentos.

PARCERIAS - A parceria com outras entidades é fundamental para execução do Sise em Mato Grosso. Com as Prefeituras Municipais são realizados termos de convênio ou de mútua cooperação, visando à cessão de recursos humanos ao Estado para montagem das equipes de inspeção nos locais onde se faz necessário. Importante ressaltar que os profissionais atuantes na área estadua, são capacitados, em sua grande maioria, nos estabelecimentos sob atribuição do SIF (Serviço de Inspeção Federal) da DFA/MAPA-MT nivelando os procedimentos e a postura dos profissionais da esfera federal.

Entidades como Conselho Regional Veterinária (CRMV/MT), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ministério Público e Vigilância Sanitária (estaduais municipais) complementam a equipe de parceiros na área de proteção à saúde pública.




Fonte: Assessoria/Indea-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330555/visualizar/