Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 11:35

    Imprimir


Dezenas de presidentes e dirigentes de associações de moradores da Capital se reuniram com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), a convite da UCAMB – União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros. Depois de acompanhar uma exposição sobre o trabalho das 149 associações de moradores de Cuiabá, o deputado disse que o movimento comunitário precisa ser valorizado, pois tem um papel fundamental na defesa dos interesses dos cidadãos.

Silval Barbosa firmou um compromisso com os dirigentes no sentido de encontrar soluções para problemas graves que afetam as comunidades, como a regularização fundiária, a saúde, a segurança pública e a geração de novos empregos.

Durante a reunião, ficou acertada a criação de uma assessoria para assuntos comunitários que vai funcionar no gabinete do deputado Silval. O próprio movimento comunitário vai indicar seu representante para atuar no gabinete. Nesta terça-feira, acontece a primeira reunião com os líderes das associações para definição das metas iniciais e formas de trabalho. A partir da definição das prioridades, serão agilizadas reuniões de trabalho com os secretários estaduais ou municipais, bem como o encaminhamento dos pleitos que são de responsabilidade do governo federal – a questão do saneamento, por exemplo.

A primeira reunião a ser agendada é com a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença (PMDB), para tratar da questão das feiras livres. “Esta é uma notícia importante para os feirantes da Capital, que querem atuar dentro da legalidade”, observou o presidente da União dos Feirantes da Baixada Cuiabana, Pedro Albuquerque. Com o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a intenção é discutir um programa de desenvolvimento para os bairros. A assessoria jurídica do deputado Silval Barbosa também estuda a criação de um fundo para fortalecer a autonomia e a independência do movimento comunitário.

Silval Barbosa lembrou sua experiência como prefeito de Matupá (1993-1996), quando atuou em parceria com as entidades comunitárias. “As associações de moradores participavam ativamente da definição das prioridades e da execução das obras e serviços”, ressaltou. Hoje, na condição de parlamentar, Silval pretende fortalecer este compromisso com os interesses dos cidadãos, ajudando a viabilizar melhorias nos bairros. “O Legislativo é um poder independente que trabalha em harmonia com a comunidade e com os Executivos estadual e municipal”, destacou Silval, lembrando que “o movimento comunitário tem muito a contribuir neste relacionamento positivo entre os Poderes e a sociedade organizada.”

LIDERANÇAS – As lideranças comunitárias presentes destacaram a importância desta parceria com o Legislativo, que pode agilizar soluções para problemas que afetam toda a comunidade. O presidente da UCAMB, Édio Martins de Souza, disse que o deputado Silval Barbosa está abrindo as portas da Assembléia para as associações de moradores. “Esta reunião é um marco na história do movimento comunitário e vai permitir o encontro das soluções que os moradores precisam”, disse Édio.

Fundador da Femab (Federação Mato-grossense das Associações de Moradores) e atual presidente da Associação Coxipoense de Moradores, Valmir Cardoso destacou que esta é a primeira vez que um presidente do Legislativo se compromete integralmente com a causa comunitária. “Esta parceria vai garantir solução para problemas crônicos que se arrastam há anos”, disse Valmir.

O coordenador comunitário da Casa Civil, Genilto Nogueira, afirmou que a reunião consolida um novo caminho para o movimento das associações de moradores, que hoje está organizado e capacitado a contribuir de maneira efetiva. “Hoje o movimento comunitário pensa, trabalha com pesquisa, ajuda a planejar e acompanha a execução das melhorias, atuando em parceria com o poder público no atendimento das reivindicações das comunidades”, disse Genilton. Ele acredita que a inserção do movimento no Executivo e agora no Legislativo, facilitará a solução de problemas graves que afetam os moradores.

O presidente da MT Fomento, Éder Dias de Moraes, fez um relato sobre a atuação da agência de fomento e sobre as possibilidades de financiamento de projetos de interesse social. Os segmentos organizados da Grande Cuiabá receberão mais R$ 4,6 milhões em investimentos através do micro-crédito, operacionalizados pela agência em 2006, anunciou Éder Dias.

Mais informações Secretaria de Comunicação da AL 3901-6283




Fonte: Secretaria de comunicações

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330561/visualizar/