Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 08:13

    Imprimir


São Paulo - O número de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para 2006 não deve animar os cerca de 1 milhão de interessados que fizeram o Enem 2005 com a expectativa de contar com o benefício para entrar no ensino superior. O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira que terá 130 mil bolsas.

Para o primeiro semestre, apenas cerca de 87 mil estarão disponíveis. Destas, 60.140 serão integrais e 26.988 cobrirão 50% da mensalidade dos bolsistas em universidades e faculdades particulares do País.

O número ainda não está fechado, mas deve subir pouco em relação às 112 mil bolsas oferecidas para este ano, o primeiro do programa.

Segundo o MEC, ainda estão sendo computadas as vagas oferecidas por 166 instituições de ensino que não haviam concluído o processo de adesão ao programa no prazo estipulado, que terminou na sexta-feira. Elas vão se somar às 1.080 instituições já confirmadas, que ofereceram as 130 mil bolsas.

O ministro Fernando Haddad, confirmou em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira, que está previsto o dobro de inscrições, “pelo menos”, para 2006. No ano passado, 340 mil pessoas disputaram as 112 mil bolsas disponíveis; agora, pelo menos 680 mil na disputa.

A corrida por estas bolsas começou nesta segunda-feira pela manhã, quando o MEC abriu as inscrições através do site do ProUni. Milhares de interessados tentaram se inscrever, sem sucesso, porque o site ficou congestionado.

Segundo técnicos do MEC, houve momentos em que até 53 mil pessoas estavam conectadas simultaneamente. No início da tarde, conforme o balanço do MEC, 22 mil estudantes haviam conseguido se inscrever.

As inscrições vão até 2 de janeiro e, conforme os técnicos do ministério, o congestionamento do site deve deixar de existir nos próximos dias. Ainda assim, a recomendação é que o interessado que não conseguir acesso em determinado momento tente mais tarde.

Mas é importante que não deixe para os últimos dias, quando o número de acessos tradicionalmente se multiplica, voltando a causar congestionamento do site do programa.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330619/visualizar/