Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 12:40

    Imprimir


As comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizam audiência pública amanhã para discutir o impacto das queimadas na Amazônia. Um dos objetivos do debate, segundo o deputado Sarney Filho (PV-MA), um dos que propuseram a audiência, é discutir ações para a repressão e reversão dos dados recordes de queimadas registrados neste ano. O parlamentar lembra que, além dos danos ambientais, as queimadas e incêndios florestais na região têm prejudicado também a rotina de vôos para as cidades afetadas.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que também propôs o debate, afirma que é preciso implementar ações de integração regional para garantir políticas públicas que previnam e reduzam o impacto das queimadas na região. Além dos dois parlamentares, também propuseram o debate os deputados Jorge Pinheiro (PL-DF), João Alfredo (Psol-CE), Luiz Carreira (PFL-BA), Gervásio Silva (PFL-SC), Afonso Camargo (PSDB-PR) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Ações de contenção

Entre as ações de monitoramento feitas pelo governo está um boletim diário de acompanhamento de focos de incêndio no País, especialmente em unidades de conservação. O Ibama mantém 1.200 brigadistas em 70 unidades de todo o País para conter esses focos. Além do Ibama, esse controle também é feito pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal do Inpe.

No último boletim do Ibama e Inpe, foram registrados 202 focos de incêndio no País, dos quais 184 na Amazônia. Uma das principais preocupações do monitoramento é a utilização do fogo como instrumento de manejo agrícola por produtores rurais.

Convidados

Foram convidados para o debate:

- a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; - o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; - o governador do Acre, Jorge Viana; - o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi; - o governador de Rondônia, Ivo cassol; - o diretor do Departamentos de Fundos e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antonio Roberto Albuquerque Silva;

- o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros;

- o diretor interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Fernando Perondi.

- o diretor do Instituto de Pesquisa da Amazônia, José Antonio Alves Gomes; - o coordenador do Programa de Monitoramento Ambiental da Amazônia (Prodes) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Dalton Valeriano.




Fonte: Redação 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330729/visualizar/