Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 09:43
Por: Milton F. da Rocha Filho

    Imprimir


São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa de rádio Café com o Presidente, na manhã de hoje, realizou um balanço de seus programas educacionais, e elogiou o seu Programa Universidade para Todos (Prouni): "E o fato novo, é que na primeira fase já entraram mil e duzentos representantes dos povos indígenas na universidade, 38 mil dos 112 mil jovens que entraram são afrodescendentes. Portanto, jovens, mulheres e homens, negros que antes não tinham possibilidade agora estão estudando como qualquer outro brasileiro têm o mesmo direito". O programa de hoje foi gravado há uma semana.

Lula comentou os últimos números da pesquisa do IBGE, que analisa a condição sócio-econômica dos brasileiros, chamada de Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD), que apresentou bons resultados na área de educação. "O Brasil tem de investir muito na educação para se transformar em um país altamente desenvolvido e competitivo. É preciso melhorar o salário dos professores, as condições dos alunos, as condições de trabalho das pessoas que trabalham nas escolas, mas, ao mesmo tempo, ter uma forte inclusão educacional para os alunos. Nós temos no governo alguns programas para a juventude que ainda não apareceram, mas vão aparecer porque os dados são irrefutáveis".

No seu balanço, Lula disse que tem diminuído o analfabetismo, e cerca de um milhão de jovens que já tinham abandonado a escola voltaram a estudar. Temos o programa de inclusão de adolescentes brasileiros na universidade, como o Prouni, que é um sucesso porque pega gente da periferia e coloca na escola. Quando esses jovens estiverem melhor formados, e tiverem uma profissão, o Brasil vai ser muito mais importante na sua relação comercial, na sua relação política com o mundo".




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330772/visualizar/