Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 15:25

    Imprimir


Foi assinado ontem à noite, na sede do Sindusmad - Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso, um acordo de cooperação técnica entre o Sindicato, a prefeitura de Colíder e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná - Fupef. O bojetivo da parceria é pesquisar e desenvolver uma tecnologia apropriada que viabilize o uso comercial dos resíduos industriais madeireiros produzidos no município de Colíder.

"A iniciativa reveste-se da mais alta importância, considerando ser a primeira vez, na história recente da região Norte, que juntos: iniciativa pública e privada, efetivam uma parceria na busca de encaminhar soluções práticas para agregar valor a resíduos industriais madeireiros, tão abundantes em nossa região e ainda, considerados pelo empresariado como lixo”, disse o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer.

O acordo prevê a contratação e o início imediato de pesquisa aplicada para quantificar e qualificar a produção de resíduos industriais madeireiros, do tipo madeiráveis e propor o desenvolvimento de produtos de valor agregado para uso comercial.

Com o desenvolvimento desta empreitada pioneira, Colíder poderá ter maior geração de emprego e renda ou, no mínimo, manter os atuais empregos no setor de madeira e móveis do município, e ainda, reduzir os problemas ambientais causados pela deposição e queima inadequadas dos grandes volumes de resíduos industriais madeireiros.

Esteve também na solenidade o representante da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, Marcelo Lubas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330945/visualizar/