Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 10:22

    Imprimir


A Fifa anunciou a intenção de fazer duas mudanças que envolvem disputas de seleções: alterar a forma de elaboração do ranking mensal e restringir a disputa do torneio olímpico a jogadores de até 23 anos.

Com relação à sua lista de seleções, a entidade pretende revisá-la depois da Copa da Alemanha.

Segundo o diretor de comunicação da Fifa, Markus Siegler, "o ranking precisa se tornar mais claro e transparente."

Outro dirigente que admitiu que a lista mensal de seleções tem falhas no modo como é elaborada foi o secretário-geral Urs Linsi. "Hoje é complicado porque o computador tem que trabalhar com resultados dos últimos oito anos. Se fossem computados apenas os últimos quatro anos, ficaria mais claro", afirmou Linsi.

A nova posição da Fifa em relação ao ranking foi divulgada depois que o México e a Espanha foram anunciados como cabeças-de-chave no sorteio dos grupos do Mundial da Alemanha, a despeito de jamais terem disputado uma final do torneio. Para os críticos, a Holanda deveria ter ficado com uma dessas vagas, por se tratar de uma seleção que chegou a duas decisões de Copa.

A listagem foi utilizada como um dos parâmetros para determinar os cabeças-de-chave --o outro foi o das últimas participações das equipes em Mundiais.

Atualmente o ranking leva em consideração os resultados dos jogos das seleções em Copas, torneios continentais (como a Eurocopa), eliminatórias de Mundiais e torneios continentais e amistosos internacionais entre seleções.

Já a intenção de alterar as regras para o torneio masculino de futebol nas Olimpíadas foi anunciada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. "Vou consultar o congresso da Fifa em 2006 para ver se é possível abolir a regra que permite a inclusão de três jogadores com idade fora do limite."

A mudança, caso seja aprovada, já passaria a valer para os Jogos de Pequim, em 2008.

A decisão de Blatter em propor a proibição de jogadores acima dos 23 anos na Olimpíada nasceu por causa do ocorrido nas últimas duas edições dos Jogos, quando algumas seleções --como o Brasil, em Sydney-2000-- decidiram não convocar veteranos.

Desde Atlanta-1996 a Fifa havia determinado que as seleções poderiam jogar o torneio com três jogadores com mais de 23 anos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331011/visualizar/