Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 15:20

    Imprimir


Em entrevista coletiva concedida a quatro emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo não está dividido em relação à política econômica porque há debate. "Não está dividido porque não tem duas políticas econômicas, não está dividido porque não tem dois comandos, não está dividido porque nós aceitamos a democracia como um fator importante para o debate".

Ao ser questionado sobre divergências entre ministros da área econômica, o presidente afirmou que "nenhum ministro pode pensar uma coisa e sair falando antes daquilo se transformar em política de governo". "Eu chamei a atenção do ministro Paulo Bernardo (do Planejamento, Orçamento e Gestão), quando ele falou de uma política de ajuste fiscal de longo prazo antes de se transformar em política de governo".

O presidente acrescentou que internamente todos os ministros têm o direito de dizer o que bem entender. "Quando eu estava no sindicato em São Bernardo, eu muitas vezes trancava a sala e falava, vocês querem brigar, briguem aqui dentro. A hora que abrir a porta têm que ter um único pensamento, uma única voz", disse Lula, ao acrescentar que "vocês (a imprensa) estão divulgando coisas que nós mesmos falamos e falamos equivocadamente".

Lula voltou a defender a atual política econômica, que, segundo ele, até agora tem dado resultados favoráveis. "Você não pensa que o Palocci quer juros mais baixos? É lógico que quer. Você não pensa que o Meirelles quer juros mais baixos? É lógico que quer. Você não pensa que eu quero? Eu quero. Agora, veja, pode-se fazer uma loucura, um rompante e falar ‘não, vou passar os juros para tanto’ e no mês seguinte aumenta a inflação e aí nós vamos dizer ‘por que aumentou a inflação?’".

Ele também defendeu a manutenção da meta de superávit primário (a economia que o país faz para o pagamento dos juros da dívida) em 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O presidente afirmou ainda que as mudanças na política econômica não serão decididas em função das eleições de 2006. "A eleição não me fará tomar nenhuma medida que possa passar para os olhos de milhões e milhões de brasileiros que estão nos ouvindo de que nós vamos fazer uma aventura por conta da eleição."





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331160/visualizar/