Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 11:13
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O edital para contratação de quatro mil professores para as instituições federais de ensino superior será publicado nesta quarta-feira (7). A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ontem (6), durante a 55ª Reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).Os reitores farão a divisão das vagas para cada universidade com a finalidade de agilizar a realização de concursos públicos. Haddad lembrou aos membros do Conselho Pleno da Andifes que a equiparação da Gratificação de Estímulo à Docência (GED) de ativos e aposentados é outra prioridade do ministério. ´´Aumentamos de 65 para 91 pontos, em 2004, e para 115, em 2005. Vamos trabalhar para equiparar em 140 pontos no ano que vem´´.

Durante o evento, o ministro reiterou o esforço do MEC para acabar com a greve nas universidades públicas. ´´Conseguimos aumentar de R$ 500 milhões para R$ 650 milhões a verba destinada ao reajuste do salário dos professores e adiantar o aumento para janeiro de 2006´´. A princípio, estava previsto conceder o aumento a partir de maio.

O ministro disse aos reitores que todos os aumentos oferecidos têm índices iguais ou acima da inflação. Para o presidente da Andifes, Oswaldo Baptista Duarte Filho, o empenho do MEC foi importante na tentativa de acabar com a greve. ´´Apesar da defasagem salarial dos professores, sabemos que a recuperação de dez anos sem reajuste não se faz de um dia para o outro´´, declarou. (MEC)





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331198/visualizar/